Notícias

ARI Serra Gaúcha e CIC Caxias homenageiam profissionais da Comunicação Social em nove categorias

Gerais

Publicado em 22/11/2021

Profissionais da Comunicação receberam troféus do presidente da CIC, Ivanir Gasparin, e da ARI Serra Gaúcha, Andréia Fontana - Foto: Amanda Faccio
Profissionais da Comunicação receberam troféus do presidente da CIC, Ivanir Gasparin, e da ARI Serra Gaúcha, Andréia Fontana - Foto: Amanda Faccio

A Associação Riograndense de Imprensa (ARI) Serra Gaúcha realizou, em parceria com a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), a entrega do 13º Troféu ARI Serra Gaúcha. A homenagem ocorreu no palco da reunião-almoço da CIC desta segunda-feira (22), em cerimônia marcada pela descontração e alegria do reencontro.  

Nove profissionais de Caxias do Sul e Região foram reconhecidos por suas trajetórias profissionais na Comunicação Social. Foram homenageados João Pulita, em Jornalismo Digital e Impresso, Janete Kriger, em Jornalismo Audiovisual, Edgar Vaz, em Radiojornalismo, Fabiana de Lucena, em Assessoria de Imprensa, Marco Aurélio Verdi, em Arte e Design, Igor Luchese, em Publicidade e Propaganda, Catia Laner, em Relações Públicas, Fabrício Carpinejar - troféu recebido por Francesca Romani - como Destaque Nacional, e Fabiano Vergani, na categoria Contribuição à Comunicação. 

Durante a cerimônia, a presidente da ARI Serra Gaúcha, jornalista Andréia Fontana, falou que o reconhecimento conferido pela ARI Serra Gaúcha e CIC Caxias é uma forma de agradecer pela trajetória de cada um dos homenageados, pelo trabalho construído ao longo de décadas, trabalho este que ficará marcado na história da comunidade. A jornalista também saudou seus colegas de diretoria, cuja segunda gestão na seccional da ARI está chegando ao fim. “No trabalho voluntário, sempre ganhamos mais do que damos e, por mais que façamos, nos sentimos em débito com a entidade, com o grupo, com a sociedade. Mas preciso agradecer cada um dos nossos diretores e conselheiros, por seguirem navegando de mãos dadas, apesar da forte tempestade”, enfatizou Andréia.

Já o presidente da CIC, Ivanir Gasparin, destacou a relação de confiança e transparência da entidade com os veículos de comunicação. “A comunicação tem papel fundamental na sociedade, e como tal, tem todo nosso respeito e admiração. Estes profissionais, comprometidos em produzir informação de qualidade, buscam sempre atuar em prol da verdade e em benefício da comunidade. São profissionais que pensam no coletivo”, pontuou. 

Em nome dos colegas homenageados, o colunista social João Pulita agradeceu à distinção. “É um desafio reunir em uma única sala os sentimentos de nove premiados, pois somos nove pessoas diferentes, cada qual com sua trajetória e cada um com sua personalidade. Mas, ao mesmo tempo, não formamos este grupo aleatoriamente. Fomos escolhidos para estar aqui hoje por aquilo que compartilhamos: somos nove profissionais que têm a comunicação em comum. E isso não é pouca coisa”, discursou Pulita. 

Entre as autoridades que prestigiaram a cerimônia estavam os prefeitos de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, e de Farroupilha, Fabiano Feltrin, a vice-prefeita de Caxias do Sul, Paula Ioris, e a vereadora Marisol Santos, representando a presidência da Câmara de Vereadores do município.

Tecnologia 5G

Após a cerimônia de entrega dos troféus, o homenageado Fabiano Vergani, CEO da XPlay Digital, palestrou sobre o impacto da tecnologia 5G no dia a dia das cidades e das pessoas. De acordo com Vergani, essa evolução pode melhorar a velocidade e o tempo de resposta de navegação de dispositivos móveis e também contribuir para o desenvolvimento da Internet das Coisas (IoT). Com isso, será possível um número maior de dispositivos conectados ao mesmo tempo. 

A novidade traz também grandes desafios, acrescentou o empresário, e a primeira delas é que o 5G demandará de cinco a 10 vezes mais antenas do que a atual tecnologia 4G. Isso vai exigir que os municípios tenham legislações preparadas para a instalação de antenas 5G. Outro desafio será o custo para a troca de aparelhos e o próprio calendário de instalação. Cidades com mais de 500 mil habitantes, caso de Caxias do Sul, por exemplo, o serviço estará disponível somente a partir de julho de 2025. “A Internet das Coisas tem muitos desafios, mas tem também muitas oportunidades, especialmente para a nossa Região”, acredita Fabiano Vergani. 

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)