Notícias

Exposição Memória e Identidade 120 Anos da CIC Caxias é aberta à visitação pública

Comunicação e Marketing

Publicado em 17/11/2021

Mostra composta por 12 painéis poderá ser vista de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h - Foto: Bianca Gonçalves/CIC Caxias
Mostra composta por 12 painéis poderá ser vista de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h - Foto: Bianca Gonçalves/CIC Caxias

A exposição Memória e Identidade 120 Anos da CIC Caxias, que marca o aniversário de fundação da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul, foi inaugurada na tarde desta terça-feira (16). A mostra, composta por 12 painéis, traz um registro histórico e econômico de lideranças e empresários que protagonizaram iniciativas que determinaram o desenvolvimento da cidade. A mostra fica aberta à visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Sala Afucis, na Rua Ítalo Victor Bersani, 1134, Bairro Jardim América.  

 A secretária municipal da Cultura, Alini Zilli, e o vereador Elizandro Fiuza, representando a Câmara de Vereadores, além de diretores da e funcionários da entidade, prestigiaram a abertura da exposição. “Esta exposição que estamos abrindo hoje se reveste de um valor histórico imensurável, porque, além de narrar momentos importantes da trajetória da CIC Caxias, revisita a forma como se deu o desenvolvimento econômico de Caxias do Sul. Estamos presenteando a comunidade com a possibilidade de apreciar, - por meio de um olhar poético -, 12 décadas de evolução, que vão da organização da colônia, passam pelo surgimento da indústria, do comércio e dos serviços, à pujança econômica reconhecida mundialmente”, ressaltou o presidente da CIC Caxias, Ivanir Gasparin.

A historiadora Vania Beatriz Merlotti Herédia, responsável pela pesquisa histórica e curadoria da exposição, também enalteceu o papel da CIC e de seus protagonistas na resolução dos problemas da cidade desde o seu início. Problemas e desafios que, segundo ela, eram a chance de transformação. “Uma cidade que não tem identidade não tem memória. É preciso saber quem nós somos para, de alguma maneira, preservar aquilo que é importante”, afirmou Vania.   

Os textos em linguagem poética, com base na pesquisa histórica de Vania, são do jornalista Marcelo Andrighetti e as ilustrações, do estúdio de design Bigode Ideias. A exposição, viabilizada via financiamento do Pró-Cultura RS e patrocínio de Supermercados Andreazza, foi idealizada pela Diretoria de Comunicação e Marketing da CIC Caxias, que reuniu um time de profissionais.

De acordo com a produtora cultural Caliandra Paniz Troian, a exposição Memória e Identidade - 120 Anos da CIC Caxias tornou-se também um espaço virtual de memória e da história do desenvolvimento de Caxias do Sul, que pode ser vista no site da CIC (www.ciccaxias.org.br). 

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)