Notícias

CIC Caxias recebe embaixador da Costa Rica

Negócios Internacionais

Publicado em 28/10/2021

Norman Lizano Ortiz incluiu a entidade em sua visita a Caxias do Sul para apresentar oportunidades comerciais - Foto: Ana Nazario/CIC Caxias
Norman Lizano Ortiz incluiu a entidade em sua visita a Caxias do Sul para apresentar oportunidades comerciais - Foto: Ana Nazario/CIC Caxias

O presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), Ivanir Gasparin, fez as honras ao embaixador da Costa Rica no Brasil, Norman Lizano Ortiz, em reunião na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) nesta quinta-feira (19). Além de Gasparin e dos vice-presidentes de Comércio, Jaime Andreazza, e de Serviços, Maristela Tomasi Chiappin, um expressivo grupo de presidentes de sindicatos patronais e diretores da CIC, além do futuro presidente da entidade, Celestino Oscar Loro, estava presente. 

O encontro teve como objetivo apresentar possibilidades de estreitar parcerias e trocas comerciais entre empresas de Caxias do Sul e o país da América Central. Na reunião, Gasparin e diretores da CIC apresentaram a entidade e o perfil da economia local ao embaixador, destacando a importância da indústria para o município. 

“Esta é região que tem muitos empreendedores. A cada 13 caxienses, temos uma empresa. E aqui nós temos o segundo polo metalmecânico do País, além de um setor agrícola forte e uma indústria bastante diversificada. Aqui se encontra de tudo”, afirmou o diretor Institucional da CIC Caxias Ruben Bisi. 

Ao falar sobre o cenário econômico, político e social da Costa Rica, o embaixador Ortiz disse que seu país é bastante aberto ao comércio internacional. Além de possuir mais de 50 Tratados de Livre Comércio, se posiciona como porta de entrada para os demais países da América Central e Caribe. Nas exportações, predominam equipamentos médicos, serviços corporativos, frutas e produtos alimentícios. 91% das exportações são para os países com as quais Costa Rica tem acordo de livre comércio. “Temos economias complementares”, enfatizou. Ortiz também apresentou números da balança comercial com o Brasil entre 2016 e 2020. No ano passado, o saldo da balança comercial atingiu U$ 197,6 milhões. 

​Norman Ortiz contou ainda que a Costa Rica possui uma situação econômica e política estável, com indicadores elogiáveis na educação, segurança e sustentabilidade. O país tem como meta atingir a neutralidade nas emissões de carbono, além de já possuir 100% da energia proveniente de fontes renováveis. O embaixador também discorreu sobre o turismo, principal produto da Costa Rica, segundo ele, e responsável por 8% do PIB costarriquenho. “O turismo é a principal fonte de divisas e de empregos. Mais de 10% da população está ligada ao setor de turismo”, sublinhou.  

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)