Notícias

Vice-presidente da Anfavea apresenta cenários e desafios do Brasil no caminho da descarbonização do setor automotivo

Gerais

Publicado em 04/10/2021

Natural de Caxias do Sul, Antonio Calcagnotto é também diretor de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Audi Brasil - Foto: Ana Nazario/CIC
Natural de Caxias do Sul, Antonio Calcagnotto é também diretor de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Audi Brasil - Foto: Ana Nazario/CIC

Os cenários para o futuro da motorização veicular foram o tema da palestra do vice-presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Antonio Calcagnotto, na reunião-almoço desta segunda-feira (4), na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias). Com base no estudo intitulado “O caminho da descarbonização do setor automotivo”, a Anfavea, segundo o executivo, passou a liderar esse debate para que as empresas saibam como direcionar seus investimentos para as próximas gerações de veículos. Além disso, frisou, o Brasil precisa se inserir nas estratégias globais de motorização carbono zero.

Para Calcagnotto, que é também diretor de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Audi Brasil, as tecnologias de eletrificação e maior uso de combustíveis sustentáveis já se mostram um caminho sem volta na indústria automotiva. “Regulações internacionais estão cada vez mais exigentes, colocando em questão o futuro dos motores a combustão”, explicou. Segundo ele, as empresas precisam se preparar para o desafio e mirar as novas oportunidades. 

Depois de explanar sobre as rotas tecnológicas e energéticas que deverão ser seguidas, detalhar o nível de eletrificação da frota e o papel dos biocombustíveis na estratégia de descarbonização, Antonio Calcagnoto falou sobre como os governantes precisam agir para garantir a inserção do Brasil no cenário do setor automotivo global, tendo em vista os debates e os reflexos da COP-26. O Brasil, segundo ele, ainda depende de uma política de  Estado, enquanto vários países, como Europa, Estados Unidos, China e Índia, já têm metas de redução de emissão de CO2 e de poluentes bem definidas até meados da próxima década. “O Brasil é ainda é uma página em branco”, enfatizou. Os governantes brasileiros devem estabelecer políticas para acelerar os cenários de descarbonização, fazendo com que o acesso às novas tecnologias não fique restrito aos modelos mais premium como ocorre atualmente, mas sejam estendidos também aos modelos mais populares. “O Brasil não pode mais perder tempo”, afirmou.

De acordo com o estudo apresentado pelo vice-presidente da Anfavea, existem três grandes cenários possíveis para o País nos próximos 15 anos. O primeiro seria o “Inercial”, em que a transformação viria no ritmo atual, sem metas estabelecidas, sem uma organização geral dos setores envolvidos no transporte e na geração de energia, e sem uma política de Estado que incentive a eletrificação. O segundo, batizado de “Convergência Global”, seria o mais acelerado no sentido de acompanhar os movimentos já em curso nos países mais desenvolvidos. O terceiro é o “Protagonismo de Biocombustíveis”, um caminho que privilegiaria combustíveis mais sustentáveis, mas com um grau de eletrificação semelhante ao do cenário “Inercial”. 

Avalanche de investimentos

Com base nesses horizontes, é possível prever alguns impactos sobre o setor automotivo. Atualmente, os modelos eletrificados respondem por 2% do mix de vendas de veículos leves. Em 2030, eles representarão de 12% a 22%, dependendo dos cenários apontados no estudo da Anfavea, e de 32% a 62% em 2035. Os veículos pesados também terão sua parcela de novas tecnologias, embora um pouco menor (10% a 26% do mix em 2030, 14% a 32% em 2035). Ou seja, mesmo no cenário mais conservador, o mercado brasileiro vai demandar milhões de unidades de veículos eletrificados até a metade da próxima década. Seriam 432 mil veículos leves/ano em 2030, subindo para 1,3 milhão/ano em 2035. Para Calcagnotto, os números mostram que se abre uma oportunidade única de avalanche de investimentos no Brasil. Mais de R$ 150 bilhões precisarão ser investidos nos próximos 15 anos em tecnologia e infraestrutura pela cadeia automotiva, pelos produtores de combustíveis e energia e pelo Poder Público, estimou o palestrante.

Homenagens

Durante a reunião-almoço, o presidente Ivanir Gasparin prestou homenagens: primeiro, à Glamour Girl Caxias do Sul 2021, Nicole Buzin Busetti, eleita no último sábado, em concurso promovido pela Liga Feminina de Combate ao Câncer, representando o Conselho da Empresária da CIC; e segundo, aos 90 anos da Igreja Evangélica da Assembleia de Deus em Caxias do Sul.  

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)