Notícias

30ª Mercopar terá edição histórica com foco na geração de negócios

Gerais

Publicado em 28/09/2021

Edição 2021, que acontece entre os dias 5 e 7 de outubro, em Caxias do Sul (RS), será a maior feira em área ocupada desde 2015 - Foto: Divulgação
Edição 2021, que acontece entre os dias 5 e 7 de outubro, em Caxias do Sul (RS), será a maior feira em área ocupada desde 2015 - Foto: Divulgação

A 30ª Mercopar – Feira de Inovação Industrial – acontece entre os dias 5 e 7 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS) e reúne pequenos, médios e grandes negócios de segmentos variados como metalmecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem, e Startups. 

A edição que marca os 30 anos da maior feira de inovação e negócios da América Latina, que conta com o patrocínio de Empresas Randon, Sicredi Pioneira, Instituto Hélice, Portos RS e SIMECS, terá mais de 300 expositores em 20.000m² de área ocupada. Além das empresas do Estado, organizações do DF, ES, GO, MG, PR, RJ, SC e SP também estarão presentes. Em 2020, a Mercopar bateu recorde com R$ 128 milhões em negócios gerados. Realizada em modelo híbrido, recebeu 7.184 visitantes presenciais e 5.038 acessos na plataforma online. 

De acordo com o presidente da FIERGS e do Conselho Deliberativo do Sebrae, entidades promotoras da Feira, Gilberto Porcello Petry, a Mercopar tem na edição de 2021 a missão de ser um vetor para a retomada da atividade industrial no Brasil. “Muito além de um evento estratégico para o setor, tornou-se uma referência em protocolos de segurança, sendo a única feira industrial presencial realizada no país cumprindo todos os procedimentos em meio a pandemia do novo coronavírus. Tal feito possibilitou a realização de negociação em um momento delicado, ofereceu um ambiente de aproximação entre pequenas e grandes empresas e bateu recorde de geração de negócios. A 30ª edição da Mercopar oportunizará muito além de negócios, será um momento de projetar o futuro”, afirmou.

Para o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy, além da retomada econômica, a 30ª Mercopar representa um espaço para alavancar os negócios com novas oportunidades para o próximo ano. “O evento tem protagonismo destacado. Oferecemos muito conteúdo sobre o setor, com projeções para os próximos anos: para onde a indústria vai olhar, como as tecnologias vão evoluir, como serão as relações entre parceiros e quais segmentos irão se destacar, como por exemplo, energia e manufaturas sustentáveis. Neste ano em que comemoramos os 30 anos da Mercopar, queremos, mais uma vez, fazer uma Feira para entrar na história”, afirma Godoy.

A visitação durante os três dias é gratuita e limitada, mediante credenciamento online em https://bit.ly/Credenciamentomercopar, evitando aglomerações. Para participar, é necessário ter idade mínima de 18 anos, visto que a Feira tem caráter técnico de negócios.

Protocolos de segurança sanitários

Aos moldes do ano passado, quando foi a única feira industrial presencial realizada no país, a edição de 2021 irá ocorrer de forma híbrida (on-line e presencial) com o foco na geração de negócios e cumprindo todos os protocolos para garantir a segurança sanitária em meio a pandemia. Por meio de um protocolo desenvolvido a partir de referências nacionais e internacionais, as ações atendem o decreto do Governo do Estado do RS. Neste sentido, estão previstas medidas protetivas da rede hoteleira, no credenciamento e no controle de acessos dos participantes ao evento. A medição de temperatura de todas as pessoas presentes e uso de máscaras permanecem obrigatórios, assim como a inscrição prévia e digital dos participantes, para evitar aglomerações. O fluxo na feira segue controlado, por meio de espaçamentos pré-determinados e sinalizados em adesivagem no piso, com distanciamento mínimo de um metro e circulação em dois sentidos. Para manter a segurança dos participantes, a feira terá entrada com tapetes higienizantes, separada da saída, além da limpeza constante de toda a estrutura utilizada. Dispensers e tótens com álcool em gel serão instalados em todos os espaços do evento, com higienização diária dos aparelhos de ar condicionado. Haverá comunicação com alertas para o número máximo de pessoas, além da higienização frequente de ambientes, equipamentos, móveis e objetos durante todo o horário de funcionamento da feira, inclusive antes da abertura, após o fechamento e antes e depois de cada atividade. Saiba mais sobre os protocolos aqui.

Algumas atrações

Salão de Negócios

Com o objetivo de gerar conexões entre empresas e novos negócios, a 30ª Mercopar contará com diversas ações, presenciais e digitais. Já tradicional na Feira, o Projeto Comprador, que acontece durante os três dias, das 14h às 19h, terá rodadas presenciais e digitais. O projeto visa a aproximar grandes, micros e pequenas empresas atendidas pelo Sebrae por meio do cruzamento das ofertas e demandas das organizações.

Já o Encontro Virtual de Negócios Internacionais, que proporciona agendas com organizações por meio de uma plataforma de matchmaking online, acontece das 10h às 18h, e, diferentemente de 2020, quando foi realizado de forma online e presencial, nesta edição da Mercopar, será totalmente virtual. O encontro é promovido pela Federação da Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) - por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN-RS), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Ao todo, o Salão de Negócios irá contar com 258 compradores e 423 vendedores, que participarão do Projeto Comprador e do Encontro Virtual de Negócios Internacionais.

Salão de Inovação

Disseminar aplicações e conteúdos aplicados à indústria e criar oportunidades de negócios entre empresas e startups. Esse é o objetivo do Salão da Inovação, espaço conceito com foco na indústria 4.0. A edição de 2021 contará em sua programação com desafios tecnológicos, matchmaking, demonstração de drones, conteúdos e desafios de pitches que conectam startups, grandes empresas, investidores e parceiros do ecossistema de inovação na Arena Sebrae Like a Boss. 

Conceito Indústria 4.0

Atração inédita na Mercopar, a Célula Conceito Indústria 4.0 levará para a feira um processo fabril produtivo. O espaço irá aproximar as premissas e ferramentas da Indústria 4.0 das empresas e mostrar que é possível inserir tecnologias que otimizem os processos, visando ao aumento de produtividade, qualidade e flexibilidade. Além disso, apresentará a montagem de válvulas pneumáticas, peça utilizada em diversas máquinas, principalmente aquelas que exigem movimento, a partir da implantação de tecnologias habilitadoras como internet das coisas, integração de sistemas e inteligência artificial. A projeção é de 64 peças produzidas por hora, durante os três dias da Mercopar. As soluções tecnológicas serão fornecidas por 13 empresas fornecedoras. Todo o projeto está baseado no documento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que classifica quais são as tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0.nvestidores e parceiros do ecossistema de inovação na Arena Sebrae Like a Boss. 

Robôs da Mercopar 2021

Durante os três dias de evento, robôs que costumam exercer atividades em fábricas, terão suas tecnologias adaptadas para interagir com o público. Entre as atrações estarão um AMR (robô móvel autônomo), que irá auxiliar os presentes na feira a se localizarem e encontrarem estandes; um braço mecânico no qual o visitante poderá acoplar o celular e tirar uma foto ou gravar um vídeo; e robôs que estarão servindo sorvete e suco aos visitantes na Praça de Alimentação.

Fórum Encadear Summit

Com o objetivo de contribuir para a competitividade e a inovação da cadeia de valor entre organizações de diferentes portes, o Fórum Encadear Summit apresentará cases das parcerias do Sebrae com grandes empresas, reflexos da transformação digital nas relações da cadeia e melhores práticas de inovação. A iniciativa, que ocorrerá no Espaço Inspiração, no dia 5 de outubro, das 16h às 20h, no Espaço Inspiração, terá como foco o aumento da competitividade pelo pressuposto de estabelecer laços cooperativos de longo prazo que beneficiem, simultaneamente, grandes e pequenas empresas de uma mesma cadeia de valor. Inscrições devem ser realizadas pelo link https://bit.ly/EncadearSummit. 

Jornada 4.0

A Jornada 4.0 irá levar aos diversos setores da indústria um conjunto de competências que viabilizem o desenvolvimento e a adoção de tecnologias habilitadoras no ambiente de produção industrial. Entre os temas estão a manufatura aditiva e digital, Big Data, Internet das Coisas, Inteligência Artificial, integração de sistemas, robótica avançada, computação em nuvem, segurança digital, sistemas de simulação e digitalização. A programação do evento contempla debates, mostras, cases e conteúdo técnico, uma oportunidade para as indústrias.

Inscrições gratuitas podem ser feitas pelo link https://bit.ly/Jornada4ponto0. 

1º Fórum da Cadeia Automotiva

O 1º Fórum da Cadeia Automotiva será realizado no dia 5 de outubro, no Espaço Inspiração. Estreando na Feira, o encontro irá trazer tendências e perspectivas do setor automotivo, bem como cases de eletromobilidade. O momento é promovido pela APL Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha, SIMMME, SIMPLÁS, SIMECS, FIERGS, Sebrae RS, SENAI-RS, SAE Brasil – Seção Caxias do Sul e Instituto Hélice e, além de abordar tópicos relevantes para a construção de conhecimento do setor, contará com grandes nomes da área, como o presidente da CAOA, Mauro Luis Correia; o vice-presidente da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Leandro Pugliese Siqueira; o engenheiro da Jaguar, Daniel Thomazi, entre outros.

V Fórum de Geração Distribuída

O V Fórum de Geração Distribuída de Energia com Fontes Renováveis no Rio Grande do Sul, que acontece dia 7 de outubro, a partir das 13h30, no Espaço Inspiração, terá como tema em 2021 a Transição da Matriz Energética: Planejamento e Tecnologias para o futuro da GD.  A atração, que é uma parceria entre Sebrae RS, FIERGS, IEL/RS, SENAI/RS e Governo do Estado (SEMA), serve como plataforma para o aprofundamento de temas relevantes e cada vez mais consolidados na matriz energética nacional. Distribuído em três painéis, terão como temáticas a cadeia produtiva, que a partir da questão principal irá discutir as oportunidades e gargalos da área; as políticas públicas, que no momento traz insegurança ao setor no que tange os impactos regulatórios da geração distribuída no país; e inovação e futurismo, que apresentará o que há de mais novo no segmento, bem como tendências mundiais. Interessados podem realizar inscrições pelo link https://bit.ly/ForumdeGeracaoDistribuida. 

Circulando

Com objetivo de difundir os princípios de circularidade e o desenvolvimento de novos mercados e cadeias produtivas para a indústria do futuro, o Conselho de Meio Ambiente da FIERGS (Codema), em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi – IEL/RS e com apoio do Sebrae RS, promovem o Circulando: a relação indústria e economia circular, que acontece no dia 7 de outubro, das 10h às 12h. 

O evento irá possibilitar o debate acerca das oportunidades e desafios para a implementação da economia circular, que pode ser entendida como um modelo facilitador para o melhor uso dos recursos naturais com vistas ao desenvolvimento econômico. As inscrições gratuitas podem ser realizadas pelo link https://bit.ly/InscricaoCirculando. 

Diálogos Gigia Bandeira

Promovido pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (SIMECS), o Diálogos Gigia Bandera tem como objetivo destacar a história e o futuro da indústria da Serra Gaúcha. O momento é alusivo ao Mérito Metalúrgica Gigia Bandera, que reconhece personalidades que, com sua visão estratégica e representação institucional, empresarial e em defesa da livre iniciativa, conseguem desenvolver suas organizações. O evento ocorre dia 7 de outubro, das 13h30 às 15h30, no Espaço Futuro, e receberá agraciados da honraria para debater a temática Valorizando a história, projetando o futuro. O momento também contará com a apresentação de duas novas categorias do mérito: Jovem Empreendedor Industrial e Projeto Inovador. Inscrições pelo link https://bit.ly/DialogosGigiaBandera. 

Brasil Mais Simples

O IV Seminário Estadual Brasil Mais Simples acontece no dia 6 de outubro, a partir das 9h, no Espaço Inspiração. O objetivo de reunir representantes do Poder Legislativo, entidades ligadas ao assunto, servidores dos órgãos públicos envolvidos no registro e no licenciamento de empresas, contadores, administradores e empresários, além dos servidores das prefeituras municipais que são responsáveis pela Redesimples, o momento terá uma apresentação de case internacional de desburocratização com o servidor do governo da Estônia, Florian Marcus. No encontro também será realizada a entrega da Certificação das Salas do Empreendedor, uma parceria do Sebrae RS com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). 

Histórias que Inspiram

No dia 6 de outubro, das 18h às 20h, no Espaço Inspiração, acontece mais uma edição do Histórias que Inspiram, o evento que apresenta histórias de empreendedores que transformaram propósito em negócio e que podem auxiliar na reinvenção e recriação das trajetórias dos negócios. As inscrições podem ser realizadas gratuita e exclusivamente online, pelo link https://bit.ly/Historiasqueinspiram.

Seminário Competitividade e Qualidade

A 26º edição do Seminário Competitividade e Qualidade, promovido pela Câmara de Indústria Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), será realizado no dia 6 de outubro, a partir das 17h30, no Espaço Futuro. Com o objetivo de gerar networking com resultados, gerar negócios e trazer conteúdo em todos os níveis, o momento irá apresentar ferramentas, soluções e conexões para o desenvolvimento do setor na região. As inscrições podem ser realizadas pelo link https://bit.ly/SeminariodeCompetitividade. 

SERVIÇO

30ª Mercopar - Feira de Inovação Industrial
Data: 5, 6 e 7 de outubro
Horário: das 14h às 20h, com programações extras em horários especiais 
Local: Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva (Rua Ludovíco Cavinato, 1431 - Caxias do Sul/RS)
Inscrições: https://bit.ly/Credenciamentomercopar 
Entrada: Gratuita e limitada

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sebrae-RS