Notícias

CIC dedica reunião-almoço ao desenvolvimento do turismo local

Gerais

Publicado em 27/09/2021

Secretário Municipal do Turismo, Enio Martins, palestrou no evento - Foto: Bianca Gonçalves/CIC Caxias
Secretário Municipal do Turismo, Enio Martins, palestrou no evento - Foto: Bianca Gonçalves/CIC Caxias

Uma reunião-almoço harmonizada com cervejas elaboradas por cervejarias locais marcou a passagem do Dia Mundial do Turismo na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) nesta segunda-feira (27). A iniciativa partiu Diretoria de Política Turística e Enogastronomia e do Núcleo Setorial de Turismo de Experiências da entidade, que prepararam uma experiência diferente aos participantes. O prefeito Adiló Didomenico e a vice-prefeita Paula Ioris, além de diversos secretários municipais e vereadores, participaram da reunião-almoço.

Durante o evento, o secretário municipal do Turismo de Caxias do Sul, Enio Martins, detalhou as diretrizes do novo Plano Municipal de Turismo de Caxias do Sul apresentado ao trade turístico e que deverá ser protocolado na Câmara de Vereadores ainda nesta semana. “É um plano construído com metodologia, com critérios, com atrações de curto, médio e longo prazos, para ações mais assertivas. Caxias acordou para o turismo em plena pandemia”, afirmou Martins. Para o secretário, Caxias é o coração da Serra Gaúcha e precisa ter posicionamento, identidade e visão sobre sua relevância no contexto turístico regional. “Caxias do Sul precisa se vender durante todo o ano”, ressaltou.  

Enio Martins ainda detalhou a programação da Semana Municipal do Turismo, realizada de 20 a 27 de setembro, com mais de 10 eventos alusivos ao tema "Caxias do Sul: o Coração da Serra Gaúcha". Caxias do Sul está no centro de um dos destinos turísticos mais visitados do País, que aliado a sua infraestrutura, faz da cidade porta de entrada para turistas de todo o mundo, reforçou o secretário. 

O secretário revelou também que na próxima quinta-feira (30) sairá a decisão sobre qual Região Turística abrigará o município a partir da próxima revisão que está sendo feita pelo Ministério do Turismo. Desde 2019, Caxias do Sul integra a Região Turística das Hortênsias, decisão tomada pela administração da época. Até então era vinculada à Região Uva e Vinho.

A reunião-almoço também marcou o encerramento da Semana Municipal do Turismo de Caxias do Sul e o lançamento do Passaporte do Turismo – Edição Primavera, um subproduto do Caxias Rota Sabor & Aventura, criado pelo Núcleo Setorial de Turismo de Experiência. O coordenador do Núcleo, Leonel Lorensi, falou a respeito do menu harmonizado e fez o lançamento oficial do passaporte e falou sobre a repercussão positiva do trabalho que vem sendo desenvolvido junto as 17 empresas participantes do projeto. “Atualmente estamos com 17, entre cervejarias, vinícolas, gastronomia e eventos, natureza e cultura, mas já temos mais de 30 empresas solicitando para entrar no Núcleo”, revelou Lorensi. 

Participaram do cardápio harmonizado as cervejarias Uff, Ordeo e Felsen, com sobremesa da De Cacau e café do Carême Café.

O presidente da entidade, Ivanir Gasparin, também enfatizou que, no atual cenário econômico, debater o turismo e encontrar formas de incentivar este importante setor pode ser uma alternativa no desenvolvimento de novos negócios, na geração de riquezas e na recuperação do nosso nível de emprego. “Precisamos ressaltar a importância inquestionável do turismo neste momento em que a economia busca se recuperar dos impactos causados pela pandemia”, disse Gasparin.

A reunião-almoço pode ser conferida na íntegra no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=jx6Kv0h-L34).

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)