Notícias

Novo programa Luz, Cor e Flor quer humanizar e resgatar a autoestima da cidade

Gerais

Publicado em 09/07/2021

Crédito: Prefeitura de Caxias do Sul/Divulgação
Crédito: Prefeitura de Caxias do Sul/Divulgação

Fazer um resgate da autoestima e dos cuidados com a nossa cidade é o principal objetivo do Luz, Cor e Flor, projeto lançado na quinta-feira (8) pela Prefeitura e que deverá se tornar um programa permanente. Comunidade, entidades, poder público e cidadãos, todos serão convidados a atuar continuamente em ações pensadas para recuperar a cidade, deixá-la mais limpa, mais humanizada, mais agradável de se viver. O projeto faz parte do item 15 do Plano de Governo desta gestão, o Humaniza Caxias. O evento de lançamento ocorreu no auditório da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) e contou com a presença da vice-presidente de Serviços da entidade, Maristela Tomasi Chiappin. "Será uma ação envolvendo toda a cidade e as suas instituições. Trata-se de um projeto maravilhoso, que terá o nosso apoio", elogiou Maristela.

“Queremos proporcionar o resgate da autoestima da cidade por meio da união de secretarias municipais, entidades e comunidade. Vamos mobilizar os bairros com envolvimento das Amobs, escolas, clube de mães, empresas, etc. Caxias já foi reconhecida como cidade mais limpa do estado e a quinta mais limpa do país. Hoje temos 1.200 lixões cadastrados pela Codeca. Precisamos reverter isso, recuperar a nossa cidade”, resume a vice-prefeita, Paula Ioris, que coordena o projeto.

O Luz, Cor e Flor tem duas principais ações. A primeira será desenvolvida cada vez em uma região da cidade. O início de cada ciclo se dará sempre com encontro de lideranças em cada região para apresentar o programa e as ações. Será feita uma força tarefa que durará 15 dias em cada bairro/região, com a realização de reparos em calçadas, praças, recuperação de sinalização, plantio de flores, poda, etc. Também será retomado o Bota-Fora da Codeca, passando pelas principais ruas da localidade. O Bota-Fora é uma ação concentrada de recolhimento de entulhos de qualquer tipo como móveis velhos, garrafas, pneus velhos, galhos de árvores.

No final de cada ciclo, a Prefeitura entregará à comunidade uma placa informando que o programa foi realizado no bairro. Também poderá montado um evento com apresentação de talentos locais (dependendo do decreto vigente referente à pandemia).

“O poder público vai para o bairro para uma ação organizada. Envolvemos a comunidade para que depois as áreas sejam conservadas e os cidadãos sejam incentivados a levar essas ações de cuidado para dentro de suas casas”, resume a vice.

O primeiro ciclo inicia já neste sábado, vai de 10 a 24 de julho no Santa Fé, Belo Horizonte, Canyon e Vila Ipê. No dia 23 (sexta) será realizado o Bota-Fora. Na manhã do dia 10 as lideranças dos bairros serão reunidas para apresentação do projeto.

A segunda ação do projeto é o “Dia D”. Serão lançadas datas periódicas para incentivar toda a comunidade caxiense a se envolver no embelezamento da cidade ao mesmo tempo, desde uma ação de moradores de uma rua fazendo plantio nos canteiros, cidadãos pintando suas casas, estabelecimentos dando descontos para compras que serão aplicadas no Dia D. Enfim, entidades, grupos de vizinhos, toda a comunidade pode fazer parte do Dia D realizando uma ação. Neste dia, quem participar poderá divulgar nas redes sociais seus feitos marcando a hashtag #LUZCOREFLOR. As postagens serão compartilhadas nas redes sociais da Prefeitura.

Todas as secretarias participam do projeto de alguma forma, mas integram mais diretamente desde a elaboração as secretarias de Obras e Serviços Públicos, Esporte e Lazer, Meio Ambiente, Trânsito, Transporte e Mobilidade, Desenvolvimento Econômico, Cultura, Coordenadoria de Relações Comunitárias e a Codeca.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Caxias do Sul