Notícias

Edital de licitação do Aeroporto Regional da Serra Gaúcha é anunciado oficialmente

Política Urbana e Infraestrutura

Publicado em 28/05/2021

Em live promovida pelo senador Luis Carlos Heinze e com a presença do ministro da Infraestrutura, Ivanir Gasparin saudou a concretização do projeto
Em live promovida pelo senador Luis Carlos Heinze e com a presença do ministro da Infraestrutura, Ivanir Gasparin saudou a concretização do projeto

O presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), Ivanir Gasparin, participou, na manhã desta sexta-feira (28), do anúncio oficial do edital para licitação do projeto do Aeroporto Regional da Serra Gaúcha, em Vila Oliva, Caxias do Sul. A transmissão contou com a participação do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, do senador Luis Carlos Heinze, do secretário Nacional de Aviação Civil (SAC), Ronei Glanzmann, de lideranças empresariais de Caxias do Sul, além dos prefeitos de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, e de Gramado, Nestor Tissot.

O ministro da Infraestrutura classificou a data de hoje como um “dia histórico” para a Serra Gaúcha. Tarcísio Gomes de Freitas destacou o fato de o aeroporto atender mais de 1,5 milhão de pessoas e cerca de 50 municípios em suas demandas de carga, passageiros e turismo. Ressaltou que a obra será contratada para ter início em 2022. Serão 445 hectares de aeródromo, 1.930 metros de pista – que comportará aeronaves Boeing 737-800 - e 4.700 m² no terminal de passageiros. 

O presidente da CIC Caxias relembrou a trajetória de luta dos primeiros imigrantes e do povo caxiense por infraestrutura. De acordo com Gasparin, ao ser fundada, em 1901, a CIC já reivindicava acessos rodoviários que ligassem a Região à Capital. Passados 120 anos, justificou, esta mesma Região segue batalhando por melhorias e novos investimentos em estradas, portos, aeroportos e no transporte ferroviário. “O aeroporto não é de Caxias do Sul, é de toda a Região, e a obra será um marco no desenvolvimento deste conjunto de municípios. “Será antes e depois do aeroporto”, frisou o presidente da CIC Caxias. 

Segundo o senador Heinze, o texto do edital foi publicado no Diário Oficial do Município e no Diário Oficial da União no começo da semana. Os envelopes dos concorrentes devem ser abertos no dia 30 de junho. Na documentação publicada consta que o plano de construção deve englobar a pista principal e a complementar, pátio, hangar de aeronaves e terminal de passageiros. Com teto de investimento fixado em R$ 3 milhões, o edital ainda prevê o prazo de execução em até um ano pela empresa contratada. 

Luis Carlos Heinze também destacou a importância do anúncio, porque, conforme acrescentou, o empreendimento contempla o segundo polo industrial do Brasil com uma obra que vai alavancar a economia e o turismo regionais. 

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)