Notícias

Economia caxiense fecha primeiro trimestre com queda de 1,2%

Economia, Finanças e Estatística

Publicado em 13/05/2021

Indicadores foram divulgados pela CIC e CDL nesta quinta-feira (13) - Foto: Karine Zanardi dos Santos/CIC Caxias
Indicadores foram divulgados pela CIC e CDL nesta quinta-feira (13) - Foto: Karine Zanardi dos Santos/CIC Caxias

A economia de Caxias do Sul registrou crescimento de 3,1% no mês de março, em comparação com fevereiro, depois de três meses consecutivos de queda. O desempenho positivo do mês, no entanto, não salvou o resultado do trimestre, que apontou queda de -1,2% no acumulado do ano. O acumulado dos últimos 12 meses também registrou queda: -8,3%. Os números do desempenho da economia local foram divulgados pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) nesta quinta-feira (13). 

Por setores, na relação entre março e fevereiro, o levantamento indica índices de crescimento de 11,7% na indústria, mas retração de -18,2% no comércio e de -0,1% nos serviços. No acumulado do ano, indústria cresceu 17,2%, enquanto as atividades de comércio e serviços retraíram em mais de 20%. 

Os resultados evidenciam que a indústria é o setor que melhor se recupera da crise provocada pela pandemia. Os setores do comércio e serviços, os mais afetados pelas restrições de funcionamento, apresentam maior dificuldade para a retomada do crescimento.

Indústria

Avaliação mais detalhada do comportamento da indústria aponta que em março houve crescimento de 22,7% nas compras e de 15,4% nas compras em relação a fevereiro deste ano. Índices de alta também foram registrados nos itens “utilização da capacidade instalada” (6,7%), “horas trabalhadas” (3,8%) e em “massa salarial (2,6%)”. Para a diretora de Economia, Finanças e Estatística da CIC Caxias Maria Carolina Gullo, o indicador de compras sinaliza que as indústrias estão adquirindo insumos, e que abril deverá ser outro mês de alta no desempenho do setor. 

Empregos

Em março, Caxias do Sul apresentou alta no mercado formal de trabalho, com a abertura de 814 novas vagas, o que leva a um total de 152.420 postos de trabalho com carteira assinada. Nos primeiros três meses do ano foram gerados 4.379 empregos, uma variação positiva de 2,9%. A indústria foi o setor que mais criou postos de trabalho neste período. 

Mercado externo

As exportações caíram 22% no acumulado dos últimos 12 meses, e as importações, 20,7%, fazendo com que o saldo da balança comercial caxiense registrasse desempenho negativo de 24% no período de abril de 2020 a março de 2021. No acumulado de janeiro a março deste ano, a queda no saldo da balança comercial de Caxias do Sul ultrapassa os 50%. 

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)