Notícias

Governador destaca impactos das reformas para competitividade do RS

Gerais

Publicado em 12/04/2021

Eduardo Leite palestrou na reunião-almoço on-line nesta segunda-feira (12) - Foto: Karine Zanardi dos Santos/CIC
Eduardo Leite palestrou na reunião-almoço on-line nesta segunda-feira (12) - Foto: Karine Zanardi dos Santos/CIC

Palestrante da reunião-almoço on-line da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) desta segunda-feira (12), o governador Eduardo Leite falou sobre as ações que estão em curso para a melhoria do ambiente de negócios e da prestação de serviços públicos no Rio Grande do Sul, visando aumentar a competitividade. “O estado tem sido muito reformista”, disse o governador ao destacar os efeitos positivos das reformas promovidas nos primeiros dois anos de gestão na busca pelo equilíbrio fiscal dos cofres gaúchos. 

Além de citar as reformas previdenciária e do código ambiental, Leite citou as concessões e privatizações, que estão gerando um ambiente mais competitivo para o setor privado. O processo de venda do controle da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), exemplificou, vai ajudar a injetar bilhões de reais em obras de saneamento no estado em curto espaço de tempo, melhorando a qualidade de vida da população e movimentando a economia. 

Sobre a reforma tributária, Eduardo Leite citou a aprovação do projeto que reduz a alíquota básica de ICMS de 18% para 17,5% em 2021 e, para 17% em 2022. O governo gaúcho está fazendo ajustes no projeto da reforma, que, de acordo com o governador, darão a previsibilidade que os empresários esperam para gerir seus empreendimentos. 

Além dos aspectos econômicos, Eduardo Leite foi questionado sobre o retorno das aulas presenciais no âmbito estadual. O governador voltou a afirmar que defende a essencialidade da educação e o retorno imediato às aulas do Ensino Infantil e dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental no Rio Grande do Sul. Ações judicias estão sendo movidas pelo Executivo estadual para garantir que as escolas sejam reabertas, ressaltou. 

“Saúde é mais do que não ter coronavírus, especialmente em relação às crianças. O desenvolvimento cognitivo, emocional e de forma integral delas depende dos estímulos que recebem na primeira infância e nas séries iniciais. Além disso, como boa parte da economia está retornando, pais e mães precisam ter um local seguro para deixar seus filhos, e as escolas são o espaço mais apropriado para isso”, afirmou Eduardo Leite.

O presidente da CIC Caxias, Ivanir Gasparin, reforçou a necessidade da continuidade das pautas de reformas, como as concessões as privatizações, que visam maior eficiência do setor público e diminuir o tamanho do estado. Além disso, Gasparin pediu a atenção do prefeito para as demandas de infraestrutura, em especial as rodovias da Região e o projeto de construção do novo Aeroporto Regional da Serra Gaúcha. 

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)