Notícias

Reunião com Adiló Didomenico discute ações de enfrentamento da pandemia e cenário econômico

Gerais

Publicado em 11/03/2021

A primeira reunião de 2021 entre a presidência e vice-presidências da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) e os presidentes de sindicatos patronais, que compõem a Diretoria Sindical da entidade, realizada de modo on-line na noite desta quarta-feira (10), contou com a presença do prefeito Adiló Didomenico para debater ações de combate à pandemia e formas de apoiar o ecossistema econômico local, afetado com as restrições de funcionamento do comércio, de restaurantes, de escolas e de outras atividades. Os presidentes dos conselhos Superior, Dagoberto Lima Godoy, e do Deliberativo, José Quadros dos Santos, também participaram da reunião.
 
Ao abrir a reunião, o presidente da CIC Caxias, Ivanir Gasparin, ressaltou que a pandemia tem impactado todas as áreas da vida em sociedade e o cenário econômico tem sido um dos mais afetados. “No entanto, temos de seguir em frente e manter a motivação, a nossa e a dos nossos funcionários, dos nossos colaboradores. A situação é grave, e por isso é hora de sermos ainda mais resilientes do que já temos sido. Nossas esperanças estão apontadas para o avanço da vacinação”, pontuou Gaparin.
 
Além disso, o dirigente afirmou que é objetivo da classe empresarial sempre buscar a convergência com o Poder Público municipal para uma articulação coordenada de campanhas solidárias e para que o apoio prestado pelas empresas e entidades empresariais seja canalizado para as famílias e instituições que realmente necessitam de ajuda neste momento”, “Nosso pensamento como entidade de classe empresarial, independentemente de partido político, é sempre apoiar o nosso Poder Público”, acrescentou.
 
Ivanir Gasparin também expôs a preocupação da classe empresarial com os desdobramentos do Caso Magnabosco e com o déficit da previdência dos servidores municipais. O receio, afirmou Gasparin, é o município vir a enfrentar a mesma situação do governo do estado de atraso no pagamento da folha de salários, se não houver uma reforma administrativa.
 
Ao se manifestar, o prefeito Adiló Didomenico disse que Caxias do Sul passa por um momento extremamente difícil, referindo-se à pandemia e também aos números da situação financeira do município. ‘É um problema que nós vamos ter de enfrentar e resolver. Mas podem ter certeza que não vamos mais empurrar com a barriga algumas questões. Vamos fazer uma reforma administrativa dentro do possível”, acrescentou. Em relação à cogestão do Modelo de Distanciamento Controlado do governo gaúcho, Adiló também revelou que irá gestionar neste fim de semana junto à Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) “para que seja devolvida uma relativa normalidade ao comércio, além de ‘brigar’ também pelas escolas”. Adiló também relatou as principais medidas adotadas pelo município para o enfrentamento da Covid-19, como aumento da fiscalização para coibir aglomerações.
 
Sobre a vacinação, grande aposta das entidades de classe para a retomada da economia, o prefeito falou da importância de as lideranças empresariais ajudarem a movimentar politicamente a questão, pressionando deputados e senadores para que a imunização da população seja agilizada. Em relação à expansão do Hospital Geral, outro assunto abordado na reunião, Adiló informou que a administração está totalmente empenhada em concluir o mais rápido possível essa obra que reforçará o sistema de saúde na Região.
 
Depois da participação do prefeito, o presidente Ivanir Gasparin passou a palavra aos presidentes de sindicatos, que relataram a situação enfrentada pelas empresas de seus setores com a crise do coronavírus e sobre como estão orientando seus associados diante das restrições de funcionamento de várias atividades. Ao todo, 31 pessoas participaram da reunião.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC Caxias - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)