Notícias

Comitiva da CIC e FUCS mantém intensa agenda política em Brasília em prol do Hospital Geral

Gerais

Publicado em 23/02/2021

Comitiva caxiense esteve também com o presidente Jair Bolsonaro - Foto: Helton Barreto
Comitiva caxiense esteve também com o presidente Jair Bolsonaro - Foto: Helton Barreto

O presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), Ivanir Gasparin, manteve intensa agenda de audiências com representantes políticos em Brasília nesta terça-feira (23). Gasparin integra comitiva da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS) que está na capital federal em busca de recursos públicos para a conclusão da obra de ampliação do Hospital Geral de Caxias do Sul (HGCS).

O grupo, formado também pelo diretor-geral do HGCS, Sandro de Freitas Junqueira, e pelo diretor-executivo da FUCS, Gelson Rech, esteve reunido com o coordenador da Bancada Gaúcha, deputado Giovani Cherini, a quem pediram apoio para a destinação de R$ 10 milhões para o término do HGCS. Na sequência dos encontros, estiveram com o senador Luiz Carlos Heinze, com o deputado federal Carlos Gomes e com Airton Cascavel, que é assessor especial do gabinete do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. 

Além disso, conversaram com o secretário-geral das Relações Exteriores, Otávio Brandelli, gaúcho de Garibaldi, e com o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni. Já no fim da agenda do dia de hoje se encontraram com o presidente Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto, a quem também entregaram uma camiseta alusiva à campanha pelo Hospital Geral. 

O grupo retorna nesta quarta-feira (24), mas antes, porém, cumpre nova agenda de reuniões  em Brasília com o mesmo objetivo de obter verbas para a conclusão do Hospital Geral de Caxias do Sul. 

O HGCS é um hospital de ensino, 100% SUS e Acreditado Nível III de Excelência. É o hospital referência para 49 municípios da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde do Rio Grande do Sul, abrangendo uma população de aproximadamente 1,2 milhão de pessoas. Ligado à FUCS, o Hospital Geral está em funcionamento desde março de 1998. A obra de ampliação do complexo hospitalar estava paralisada desde 2017 por falta de recursos financeiros. 

Para o presidente da CIC, a presença da entidade nesta missão é muito importante. “Trata-se de um hospital que atende e beneficia toda a Região da Serra Gaúcha. O apoio da classe empresarial em projetos como este do HG, que visam à saúde da população, também faz parte do trabalho da nossa gestão. Queremos sensibilizar nossos representantes políticos para a importância desta obra”, enfatizou Ivanir Gasparin.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC Caxias - Jornalista Mart Guerra Sfreddo (MTb6267)

Galeria de imagens