Notícias

Dirigentes da CIC conhecem tecnologia dos caminhões elétricos FNM

Gerais

Publicado em 18/02/2021

Grupo visitou hoje instalações da Agrale onde produção está concentrada - Foto: Marta Guerra Sfreddo
Grupo visitou hoje instalações da Agrale onde produção está concentrada - Foto: Marta Guerra Sfreddo

Nesta quinta-feira (18), o presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), Ivanir Gasparin, e os vice-presidentes Jaime Andreazza e Maristela Tomasi Chiappin e o diretor-executivo da entidade, Gelson Dalberto, tiveram a oportunidade de conhecer de perto e testar os caminhões elétricos da startup FNM (Fábrica Nacional de Mobilidades). Os caminhões serão montados na planta da Agrale, em Caxias do Sul.

O grupo foi recepcionado pelo diretor-presidente da Agrale, Hugo Zattera, e por Fulvia Angeli Stedile Gazola, integrante do Conselho de Administração da empresa. Também estavam presentes os empresários Ricardo Machado, Celso Santos e José Antônio Martins, grupo que está à frente do projeto para produzir os caminhões elétricos FNM, em parceria com a Agrale. 

Os detentores do projeto ressaltaram que a marca, conhecida como a primeira fabricante de caminhões do Brasil, retornará às estradas em modelos com elevado nível de tecnologia e com menor custo de energia e manutenção. Recentemente, a startup anunciou uma parceria com a Ambev para o fornecimento de mil veículos elétricos, que serão montados em Caxias do Sul. Os veículos terão motores da europeia Danfoss, baterias da norte-americana Octillion e baús fabricados pela Randon. 

Após conhecer e dirigir o caminhão elétrico, o presidente da CIC Caxias, Ivanir Gasparin, afirmou que se trata de um projeto disruptivo, que traz soluções importantes para o mercado, com expectativa de impacto altamente positivo para a indústria de Caxias do Sul e Região. Jaime Andreazza, Maristela Tomasi Chiappin e Gelson Dalberto também fizeram test-drive e atestaram a tecnologia presente no veículo. 

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)

Galeria de imagens