Notícias

CIC Caxias lança programa para formação de Núcleos Setoriais

Gerais

Publicado em 16/12/2020

Unir pequenas e médias empresas do mesmo segmento para discutir problemas comuns e buscar soluções conjuntas para seus negócios. Este é o principal objetivo dos Núcleos Setoriais, programa lançado pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias). Além do suporte da entidade, por meio de um Comitê Gestor, os núcleos passam a contar com o engajamento e mobilização de entidades do setor em que atuam.

Os Núcleos Setoriais são formados por no mínimo 10 empresas do mesmo segmento e no máximo 30. A participação ocorre por livre e espontânea adesão, tendo como único requisito a associação à CIC Caxias. A metodologia de trabalho prevê que todos desenvolvam ações e projetos conjuntos para otimizar os negócios.

O primeiro núcleo formado foi o de Turismo de Experiências, dando destaque às vinícolas, cervejarias e estabelecimentos gastronômicos de Caxias do Sul e Região. O grupo também é composto por empresas que valorizam a cultura e as belezas naturais de Caxias e arredores. Já são 18 empreendimentos participantes. 

Entre os projetos que estão na pauta do Núcleo Setorial Turismo de Experiências estão capacitar os empresários para a gestão de seus negócios, desenvolver ações para promover o turismo local, fortalecer o relacionamento com o Poder Público e formatar rotas turísticas. São parceiros do projeto a Secretaria do Turismo de Caxias do Sul, Sindicato Rural, Sebrae-RS e Sicredi. O Sebrae-RS, aliás, oferece consultorias e cursos de empreendedorismo, competitividade e sustentabilidade dos negócios.

Enquanto estas ações estão sendo programadas, a CIC Caxias já trabalha no desenvolvimento de mais um núcleo setorial, desta vez voltado para jovens empresários do setor de agronegócio.

O Comitê Gestor dos Núcleos Setoriais é formado pela vice-presidente de Serviços da CIC Caxias, Maristela Tomasi Chiappin, pelo diretor-executivo, Gelson Dalberto, pelos diretores de Apoio Estratégico Josemari Pavan e Tiago Mignoni e as consultoras internas Andressa Zanol e Francine Spiller.

As empresas interessadas em conhecer o trabalho dos Núcleos Setoriais podem entrar em contato pelo e-mail rp@cic-caxias.com.br ou pelo telefone (54) 3218-8061.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)