Notícias

Entidade avança na definição do Planejamento Estratégico 2021-2022

Gerais

Publicado em 15/12/2020

Um dos encontros virtuais da agenda de trabalho do Planejamento Estratégico
Um dos encontros virtuais da agenda de trabalho do Planejamento Estratégico

Um dos fatores de sucesso de uma entidade de classe é o seu compromisso com a transparência na gestão. Para isso, possuir um bom planejamento estratégico que consiga alinhar os processos de liderança a um programa de ações, definindo antecipadamente o que fazer, como fazer, quando fazer e com que recursos, é fundamental.  Ciente disso e atenta aos cenários interno e externo, a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) está desenvolvendo o Planejamento Estratégico para o biênio 2021-2022 e, com ele, organizando os planos de ação que farão com que os objetivos estratégicos sejam alcançados neste período de tempo.

Iniciado no segundo semestre, o trabalho atingiu importante etapa no início do mês de dezembro com a revisão dos Fundamentos Estratégicos, que culminou com uma nova uma redação para o Propósito, Missão, Visão e Valores da CIC Caxias (veja abaixo). O processo de construção colaborativa se desenvolveu em vários encontros presenciais e virtuais, que envolveram a presidência, diretores e funcionários em cargos de liderança, sob a coordenação do Grupo de Trabalho do Planejamento Estratégico. Para balizar o trabalho, foi utilizada a metodologia de análise da Matriz Swot, que auxiliou o grupo a perceber as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades da organização.

Além do compartilhamento dos Fundamentos Estratégicos aos funcionários, em 3 de dezembro, quando foram apresentados o Propósito, Missão, Visão e Valores a todo o time, houve a entrega, também no início do mês, dos planos de ação elaborados pelas 19 diretorias. Todos convergem para o Propósito e Missão da CIC de liderar e representar a classe empresarial, fortalecendo o ambiente de negócios, o desenvolvimento e a competitividade de Caxias do Sul e Região. 

A próxima etapa do trabalho prevê para janeiro de 2021 a conclusão do Mapa Estratégico. O Grupo de Trabalho do PE é formado pela vice-presidente de Serviços, Maristela Tomasi Chiappin, pelo diretor-executivo, Gelson Dalberto, pelos diretores de Desenvolvimento e Competitividade Hana Witt e Tiago Afonso Tessari, pelo diretor de Recursos Humanos Fernando Guerra e pela analista de Projetos, Nataly Indicatti.

Conheça os novos Fundamentos Estratégicos da CIC Caxias (2021-2022)

Propósito - Liderar e representar a classe empresarial.

Missão - Liderar e representar a classe empresarial, fortalecendo o ambiente de negócios, o desenvolvimento e a competitividade de Caxias do Sul e região.

Visão - Ser reconhecida pela liderança e representatividade da classe empresarial por suas ações para o desenvolvimento de Caxias do Sul e região.

Valores
Associativismo e representatividade
Atitude inovadora 
Defesa da livre iniciativa
Ética e transparência nas relações
Protagonismo e credibilidade
Respeito e valorização às pessoas
Sustentabilidade ambiental, cultural, econômica e social 
Voluntariado e engajamento

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)