Notícias

CIC recebe Pepe Vargas em reunião-almoço

Gerais

Publicado em 23/11/2020

Entidade encerrou hoje com Pepe Vargas rodada de encontros com candidatos a prefeito de Caxias do Sul - Foto: Karine Zanardi/CIC
Entidade encerrou hoje com Pepe Vargas rodada de encontros com candidatos a prefeito de Caxias do Sul - Foto: Karine Zanardi/CIC

A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) recebeu nesta segunda-feira (23) o candidato a prefeito pela coligação Pra Frente Caxias (PT, PCdoB e PSOL), Pepe Vargas, como palestrante da reunião-almoço para apresentar ao empresariado suas propostas de governo. Por critério de sorteio, o candidato do PSDB, Adiló Didomenico, que disputa o segundo turno com Pepe Vargas, participou da reunião-almoço realizada em 18 de novembro.

Em encontro comandado pelo presidente da CIC, Ivanir Gasparin, Pepe afirmou que saúde e geração de trabalho e renda têm de ser as grandes prioridades no atual momento. “Ainda estamos com a pandemia em curso, e a Administração Municipal deverá ter um foco muito forte nesta questão. A saúde e a economia têm de andar de mãos dadas. Para a economia andar bem, a saúde tem de fazer a parte dela neste momento”, acrescentou.

Médico por formação, Pepe disse que a estratégia que está sendo adotada para o combate à pandemia peca na abordagem da doença. Para o candidato, a principal falha está em não apresentar uma proposta mais efetiva na atenção básica à saúde, em não fazer a testagem de todas as pessoas que apresentem sintomas da doença e em não monitorar aquelas que testaram positivo para a Covid-19.  Pepe explicou que são poucos os municípios brasileiros que estão fazendo isso, mas os que estão, nunca apresentaram taxa de ocupação de UTI acima de 50% e têm baixa letalidade se comparados com outras cidades. “Nós precisamos fazer isso, porque aí não vamos ter os sobressaltos de bandeira laranja ou bandeira vermelha. Isto custa dinheiro, mas se reduzirmos o número de pessoas que vai para a UTI, vamos economizar muito dinheiro”, argumentou.  

Pepe Vargas também falou que para gerar emprego e renda neste momento será preciso utilizar instrumentos fiscais para atrair empresas. Segundo ele, seu plano de governo propõe que novas micro e pequenas empresas fiquem isentas do pagamento de tributos municipais no primeiro ano de funcionamento. Além disso, novas empresas que se instalem na cidade terão devolvida parte do ICMS nos primeiros anos. “Não vamos estar abrindo mão de receita, vamos atrair uma empresa que vai gerar emprego, vai gerar renda, e mais lá na frente ela vai começar a pagar os seus tributos e vai aumentar a arrecadação da Prefeitura. É preciso ter muita ofensividade nesta questão”, observou Pepe, acrescentando que a Prefeitura hoje não é amigável ao empreendedorismo, ao contrário, tem sido um entrave, citando a demora nos processos para licenciar a abertura de novos negócios.

Modernização administrativa

Para resolver o problema, o candidato também propõe um grupo de trabalho dentro da Prefeitura que irá discutir com todos os ramos produtivos e “fazer uma limpeza geral nos fluxos de licenciamento de novas empresas”. Ainda em relação aos entraves burocráticos, Pepe Vargas salientou que será preciso modernizar tecnologicamente a Prefeitura de Caxias do Sul e investir em tecnologia da informação para facilitar a vida das pessoas e reduzir custos e tempo. Além dos processos internos, será preciso fazer com que a população tenha acesso aos serviços digitais. “Nós queremos uma prefeitura inteligente e que dialogue com uma cidade inteligente”, afirmou. A proposta abre oportunidades para startups e para empresas que trabalham com inovação e tecnologia.

Neste ponto, Pepe disse que concorda com a ideia defendida pela Associação Mobilização Por Caxias (MobiCaxias) de que para fazer a inovação tecnológica tem que unir setor privado, setor público e instituições de ensino e pesquisa e apoio. “É desta forma que a gente pode assumir este desafio da inovação. Queremos ser muito parceiros do setor privado e queremos a Prefeitura participando ativamente deste processo”, pontuou.

Em relação à ocupação do prédio da Maesa, Pepe disse que ela tem que ser um exemplo concreto de economia criativa, e que seu plano de governo prevê um projeto que reúna no espaço um centro de comércio e de serviços, atividades de entretenimento e lazer, atraindo, inclusive, empreendedores privados para fazer parte dos investimentos. “Obviamente que haverá o espaço para a cultura e espaços para fortalecer o turismo na nossa cidade”.

O candidato da coligação Caxias Pra Frente ainda abordou temas como integração regional, desenvolvimento do turismo, infraestrutura e logística, Aeroporto Regional da Serra Gaúcha, Caso Magnabosco, Festa da Uva, educação infantil e comércio de rua. “Se a partir de 1º de janeiro nós estivermos no Paço Municipal, as portas estarão permanentemente abertas para a gente discutir e encaminhar soluções para os problemas da nossa cidade”, concluiu Pepe Vargas.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)