Notícias

CIC Caxias se reúne com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo

Gerais

Publicado em 20/11/2020

A CIC Caxias recebeu, na tarde desta quinta-feira (19/11), a visita do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado do Rio Grande do Sul, Rodrigo Lorenzoni. Na reunião com o presidente da CIC, Ivanir Gasparin, e os vices de Serviços e Indústria, Maristela Chiappin e Mauro Bellini, foram salientados pontos que fazem o governo estadual olhar para Caxias do Sul como um pólo de grande potencial.

Em passagem pela cidade para participar da Mercopar, o secretário aproveitou a oportunidade também para ouvir líderes empresariais e identificar as necessidades do município. “O governo como um todo, independente da área em que atua, precisa ser um órgão responsivo às demandas da sociedade. Na área do empreendedorismo, investimentos e geração e negócios, isso não pode ser diferente. A política de desenvolvimento do estado tem que passar pela política setorial e regional”, afirmou.

Entre as ações do governo do Estado, foram destacados dois programas que dialogam com as necessidades do empresariado. O primeiro deles, o Exporta RS, tem o objetivo de apoiar e incentivar a exportação, com foco nas pequenas empresas. Já o programa de Promoção Comercial visa subsidiar estandes coletivos, oportunizando a participação de empresas gaúchas em feiras nacionais e internacionais, incluindo startups e os segmentos têxtil, metalmecânico, agropecuário, calçadista, moveleiro e turístico.

Ao longo da conversa, Gasparin lembrou a necessidade de valorizar atrativos e negócios locais, especialmente pelo público interno. Entre os temas discutidos estão, ainda, a reforma tributária, parcerias público-privadas e projetos que envolvem o desenvolvimento de veículos elétricos, da agroindústria caxiense, do Complexo Cultural e Turístico da Maesa, tecnologias construtivas e outros ambientes favoráveis ao setor.

Além da presidência da CIC, o encontro reuniu diretores da entidade, secretários municipais, sindicatos patronais, representantes do MobiCaxias e da Comissão que acompanha o plano de ocupação da Maesa.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Redação Karine Zanardi