Notícias

Cônsul-geral de Israel manifesta interesse em fazer parcerias com empresas locais

Negócios Internacionais

Publicado em 11/11/2020

Encontro com Alon Lavi e representantes da Federação Israelita do RS ocorreu na noite de terça-feira (10) - Foto: Francine Spiller/CIC
Encontro com Alon Lavi e representantes da Federação Israelita do RS ocorreu na noite de terça-feira (10) - Foto: Francine Spiller/CIC

A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) promoveu uma reunião com o cônsul-geral de Israel em São Paulo, Alon Lavi, que veio a Caxias do Sul acompanhado do presidente da Federação Israelita do Rio Grande do Sul, Sebastian Watenberg. O encontro, na noite de terça-feira (10), serviu para manifestar o interesse da representação de Israel em firmar parcerias com as indústrias locais no campo da inovação tecnológica, aproveitando as boas relações e os acordos de cooperação firmados com o governo brasileiro. “Hoje vivemos a melhor época das relações bilaterais”, afirmou o cônsul.

Também participaram do encontro o vice-presidente e o diretor de Relações Institucionais da Federação Israelita do RS, Roberto Wofchuk e Albert Poziomyck, os vice-presidentes da CIC Mauro Bellini e Jaime Andreazza, o presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul, José Quadros dos Santos, presidentes de sindicatos patronais e executivos de empresas de Caxias do Sul.

Alon Lavi apresentou as potencialidades de tecnologia e inovação em diferentes setores, especialmente nas áreas agrícola, irrigação e projetos com soluções smart cities (cidades inteligentes). “Nosso objetivo é realizar parcerias, não só falar de parcerias”, afirmou o cônsul-geral, enfatizando o interesse de Israel em se aproximar das grandes empresas sediadas em Caxias do Sul.

Lavi lembrou que Israel é conhecido por ser um polo avançado de tecnologia, e passou a ter visibilidade graças ao empreendedorismo de sucesso e rápida escalabilidade de startups. “Israel tem hoje em dia o maior número de startups e de engenheiros per capita do mundo, tem muita infraestrutura, o que nos dá um ecossistema de inovação bem desenvolvido”, completou.

O presidente da CIC, Ivanir Gasparin, mostrou-se bastante receptivo à aproximação com “O País da Inovação” e disse acreditar que a Serra Gaúcha e Israel têm muitos projetos convergentes que podem resultar em parcerias. Os empresários também falaram da Universidade de Caxias do Sul e do papel do TecnoUCS no desenvolvimento e gestão de conhecimento, fazendo a conexão entre a pesquisa e tecnologia com o setor empresarial, e sobre a Instituto Hélice, que promove a aproximação entre empresas e startups. O grupo manifestou interesse em retomar as tratativas para a realização de uma missão técnica a Israel, cancelada em função da pandemia, para conhecer de perto os centros de inovação e tecnologia daquele país.

A agenda consular prossegue nesta quarta-feira (11) com visitas a empresas locais.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)