Notícias

Governador espera retomar economia sem restrições o mais breve possível

Gerais

Publicado em 22/06/2020

Em reunião-almoço on-line, Eduardo Leite falou sobre os desafios do estado pós-Covid - Foto: Marta Guerra Sfreddo
Em reunião-almoço on-line, Eduardo Leite falou sobre os desafios do estado pós-Covid - Foto: Marta Guerra Sfreddo

Convidado para palestrar na reunião-almoço on-line da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), nesta segunda-feira (22), o governador Eduardo Leite afirmou que confia na capacidade do estado em superar este momento mais delicado da crise do coronavírus e retomar a economia com menos restrições o mais breve possível. “Não tenho nenhum prazer, como governador, de determinar restrições das atividades econômicas. Toda a nossa agenda de governo é para a retomada de competitividade do nosso estado”, frisou.

Para esta retomada, Eduardo Leite está contando com os investimentos em infraestrutura, que vão desde a concessão de rodovias, passam pelo Porto de Rio Grande e incluem as privatizações, a redução da burocracia e as reformas da máquina pública. “Tudo isso tem como foco melhorar o ambiente de negócios no estado. Não tenho nenhuma satisfação em causar problemas a uma agenda que eu me propus como governador, não fossem por condições absolutamente imprescindíveis como as que estamos vivendo agora”, reiterou.

O governador relembrou as ações que tiveram por objetivo reformar a máquina pública do estado e viabilizar uma melhor perspectiva de futuro. Segundo ele, no curso das medidas que buscavam sanar as finanças gaúchas, o mundo foi surpreendido pela pandemia, exigindo a atenção do governo para a saúde e a determinação de paralisação nas atividades econômicas. 

Porém, ter o estado todo parado em todas as atividades, segundo ele, não parecia razoável, o que levou o governo estadual a montar o modelo do Distanciamento Controlado, em que o programa atua para restringir as atividades, com protocolos que precisam ser respeitados, no local, no momento e na proporção em que for necessário. “É o que chamamos de dedo no pulso, monitorando uma série de indicadores, como hospitalizações, número de óbitos, casos ativos e recuperados e internações por Síndromes Respiratórias Agudas Graves, para entender qual é o nível de risco que uma região tem. Se não tiver esse cuidado com a saúde, nós teremos também incertezas do ponto de vista econômico”, ressaltou.

Ainda de acordo com o governador, o Rio Grande do Sul se aproxima do momento mais crítico, que é a 27ª semana epidemiológica, na primeira semana de julho, quando historicamente se observa o pico da demanda de internações por doenças respiratórias. “Projetamos que as duas próximas semanas serão mais sensíveis”. A cautela, prosseguiu, é para evitar que se tenha uma sobreposição de demanda que comprometa a capacidade de atendimento hospitalar.

Ele comentou a ampliação em mais de 60% que foi feita na capacidade de atendimento de UTIs no estado. “Mesmo assim, é preciso todo um cuidado para não atingir essa capacidade”, citando o caso da Serra Gaúcha, que de uma semana para outra, quando a região foi classificada como bandeira vermelha, as hospitalizações por Covid-19 aumentaram de 23 para 63. Eduardo Leite pediu aos empreendedores da Serra Gaúcha que se mantenham firmes, “pois estamos passando pelo momento mais crítico, mas vamos superar isso ao longo das próximas semanas”.

Medidas de apoio às empresas

Na abertura da live com o governador, o presidente da CIC Caxias, Ivanir Gasparin, enfatizou que agora as empresas esperam medidas de apoio para que seja possível retomar a economia, sem descuidar da saúde da população. “O governo do estado, nessa hora, precisará ser o sinalizador, dar o rumo e apontar soluções. Não dá para esperar que as empresas consigam sozinhas recuperar a economia, se não houver apoio e medidas justas e equilibradas para amparar o setor produtivo. A iniciativa privada fez um enorme sacrifício nesta pandemia, cortou na própria carne e, infelizmente, empregos foram e serão perdidos”, afirmou Gasparin.

*Para assistir ao vídeo da reunião-almoço com o governador Eduardo Leite, acesse https://www.youtube.com/watch?v=CV3i-U4mFaE

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)