Notícias

“Somente juntos superamos as crises”, afirma Thomas Eckschmidt em reunião-almoço da CIC Caxias

Gerais

Publicado em 28/05/2020

Evento on-line conduzido pelo presidente Ivanir Gasparin foi realizado nesta quinta-feira (28) - Foto: Candice Giazzon/CIC
Evento on-line conduzido pelo presidente Ivanir Gasparin foi realizado nesta quinta-feira (28) - Foto: Candice Giazzon/CIC

Thomas Eckschmidt, CEO e cofundador da rede internacional Conscious Business Journey e cofundador e ex-diretor-geral do Movimento Capitalismo Consciente no Brasil, foi o palestrante da reunião-almoço on-line que a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) realizou nesta quinta-feira (28) para debater o tema “Local é a nova economia”. Para Eckschmidt, trabalhar juntos, localmente, favorecendo o que a comunidade tem de melhor, ajuda a passar pelas crises de maneira mais forte.

Ao falar sobre os fundamentos do conceito de negócio consciente, o palestrante destacou que a crise atual, que é econômica e ambiental (doença), acabou por revelar que a forma como estamos atuando está vencida. “Precisamos rever como operamos, para juntos mudarmos o nosso destino. Pensar que vamos voltar ao normal seria voltar para algo insustentável. Estamos em um momento de parar para pensar como vamos operar daqui para frente para proteger o nosso ecossistema”, sustentou.

Os empreendedores, de acordo com Thomas Eckschmidt, precisam voltar a ter relevância diante da mudança de necessidades e estar mais próximos das suas comunidades. “Somente juntos superamos as crises. Vamos entender como os fundamentos de um capitalismo consciente pode nos fortalecer e ajudar a alcançar resultados extraordinários”, acrescentou.

Ele também afirmou que a filosofia do negócio consciente reconhece o princípio da interdependência, ou seja, que a empresa faz parte de um ecossistema formado por fornecedores, clientes, funcionários, comunidade, ambiente, governo e associações. “Se a gente não trabalhar com este ecossistema, ele não sustenta a gente daqui para a frente”, reiterou. O palestrante lembrou que as pessoas tinham a ideia de comprar da China porque é mais barato. “A gente já não pensa assim. O que estamos aportando no ecossistema para que ele tenha força? A força não vem de cima pra baixo, do governo federal, a força vem de baixo para cima. Hoje a gente percebe a importância de estar inserido localmente em todos os aspectos, em todas as decisões”, ponderou.

Já o presidente da CIC Caxias, Ivanir Gasparin, disse que uma das grandes lições dessa pandemia foi perceber a importância de valorizar a economia local. “Esta é a hora de valorizar ainda mais nossas indústrias, os nossos agricultores, o nosso comércio e os nossos prestadores de serviços. Tenho certeza que assim fazendo, vamos retomar a economia e mais rapidamente nos adaptar ao que estão chamando de o novo normal”, considerou.

Sobre Thomas Eckschmidt

O palestrante da reunião-almoço on-line da CIC Caxias é um ex-produtor rural, engenheiro pela Universidade de São Paulo, com MBA Executivo em Finanças pela Business School São Paulo e certificado em Agricultura Ecológica pelo Instituto Latino-Americano de Ciências e Agronegócio em Harvard. Empreendedor em série de negócios conscientes com mais de 12 prêmios, inovador com quatro patentes depositadas e autor de 12 livros publicados

Hoje, é cofundador da comunidade Conscious Business Journey, que tem como propósito acelerar a criação de um ecossistema de negócios conscientes, capacitando profissionais para desenvolver negócios como uma força para o bem. Atua nos Estados Unidos, Israel, Brasil e mais cinco países e já certificou mais de 610 profissionais nos últimos cinco anos. Também Cofundador e ex-diretor-geral do movimento Capitalismo Consciente no Brasil, foi palestrante oficial do Conscious Capitalism International, coautor de Conscious Capitalism Field Guide (Harvard) e atua como conselheiro em diversas empresas.

Quem não conseguiu assistir à transmissão, ou deseja rever, pode acessar o link https://www.youtube.com/watch?v=PQ7Ou_b9Xqg

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)