Notícias

CIC pede prorrogação em 24 meses do atual contrato de concessão do transporte coletivo de Caxias do Sul 

Política Urbana e Infraestrutura

Publicado em 06/05/2020

Em reunião na Prefeitura, dirigentes da entidade oficializaram pleito  - Foto: Fabiana de Lucena/Prefeitura
Em reunião na Prefeitura, dirigentes da entidade oficializaram pleito - Foto: Fabiana de Lucena/Prefeitura

O presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), Ivanir Gasparin, acompanhado dos vice-presidentes Jaime Andreazza e Maristela Tomasi Chiappin e do diretor-executivo da entidade, Gelson Dalberto, se reuniu na tarde desta quarta-feira (6) com o prefeito Flávio Cassina para tratar do contrato de concessão do transporte público urbano de Caxias do Sul, cuja licitação vence na próxima terça-feira (12). Os dirigentes entregaram ao prefeito um documento solicitando mais prazo de operação à Visate, atual concessionária. Prazo este “que seja compatível com a abertura de um amplo estudo e audiências públicas sobre o novo contrato, tendo em vista à modernidade do sistema de transporte e formas operacionais dos diversos modais existentes”, diz o documento, que sugere 24 meses.

Para a CIC Caxias, é preciso ter em conta que elaborar um edital de licitação em plena pandemia, que se estenderá, segundo os técnicos, até o mês de setembro, mais as eleições municipais em outubro e o fim de governo em dezembro, seria uma temeridade. “É uma solicitação em nome de todas as empresas associadas, interessadas no desenvolvimento harmônico, social e econômico do nosso município”.

Em relação ao Projeto de Lei 29/2020, em que o Executivo busca autorização legislativa para prorrogar, em até 12 meses, o atual contrato de concessão do transporte coletivo, as lideranças afirmaram que o dispositivo vai ao encontro do pleito da entidade, bastando ampliar o prazo de prorrogação de 12 para 24 meses, atendendo assim às expectativas do Poder Público, concessionária e usuários. A entidade também alega que o tema da mobilidade urbana é do máximo interesse da comunidade, em especial das empresas associadas, cujos colaboradores se utilizam do serviço de transporte.

O documento é assinado pelos presidentes dos Conselhos Executivo, Ivanir Gasparin, Deliberativo, José Quadros dos Santos, e Superior, Dagoberto Lima Godoy, da CIC Caxias. O vice-prefeito, Edio Elói Frizzo, e o secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Gilnei Lafuente, também participaram da reunião.

Veja a íntegra do documento entregue ao prefeito Flávio Cassina no link abaixo. 

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)