Notícias

CIC Caxias analisa impactos da Covid-19 e levanta bandeiras para superação da crise

Gerais

Publicado em 28/04/2020

Em reunião na noite de ontem, Diretoria Executiva da entidade avaliou repercussão da pandemia na economia e na saúde e anunciou serviços
Em reunião na noite de ontem, Diretoria Executiva da entidade avaliou repercussão da pandemia na economia e na saúde e anunciou serviços

A Diretoria Executiva da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), liderada pelo presidente da entidade, Ivanir Gasparin, se reuniu na noite desta segunda-feira (27) para analisar os impactos da pandemia. Realizada na plataforma de videoconferência Zoom, a reunião, que foi a maior em número de participantes desde o início da pandemia, contou com a presença de 86 pessoas.

Os temas giraram em torno dos reflexos da pandemia de Covid-19 na economia e na saúde. Para o diretor de Economia, Finanças e Estatística Joarez Piccinini, a crise provocada pelo coronavírus é algo sem comparação e jamais visto no mundo. “É difícil fazer uma projeção, nada se sabe ainda sobre o tamanho da contração econômica e já se ouve falar que a economia só se recuperará desta crise a partir de 2021”, observou. De acordo com o executivo, no cenário mundial, alguns países começam a retomar lentamente as atividades econômicas depois do lockdown, o que pode gerar certo ânimo nos mercados, inclusive no Brasil. “É preciso mitigar ao máximo o estrago todo, ir atrás de novos mercados, ser criativo e se reinventar, e isso vale para todos os segmentos, além de reivindicar a redução do custo do Estado”, argumentou.

Já a economista Maria Carolina Gullo, também diretora de Economia, Finanças e Estatística da CIC, entende que esta é uma crise de consumo. As famílias, segundo ela, estão cautelosas e não irão consumir num cenário de incerteza, com empresas e empregos em risco. Uma saída para não aprofundar a crise econômica, na visão de Maria Carolina, seria o Estado desburocratizar seus processos e agilizar a Reforma Tributária, entre outras medidas de alento à classe produtiva. “O governo tem lançado mão de medidas para estimular a economia e auxiliar autônomos e famílias com menor renda e os empresários e os trabalhadores também estão dando sua parcela de sacrifício. E o que têm feito os servidores do Judiciário e dos legislativos, questionou a economista.

Diminuição do custo do Estado e Reforma Tributária

Na mesma linha, o diretor Institucional Ruben Bisi salientou que, quanto aos custos do Estado, é preciso enfatizar a necessidade de diminuição de vereadores, deputados estaduais e federais e senadores, além das secretarias, ministérios e cargos em comissão. A medida foi apoiada pelo diretor de Agronegócios André Gasperin, que reforçou a necessidade de se pressionar o Poder Público a diminuir o número de cargos. O diretor de Recursos Humanos Fernando Guerra acrescentou: “Tem que acabar com o duodécimo para os poderes. Se tem pouco dinheiro, terá pouco dinheiro para todos”.  Para ele, é preciso criar uma frente empresarial nacional pela Reforma Tributária, bem como exercer uma pressão muito forte pela diminuição do gasto público, “principalmente os penduricalhos acima do teto de todos os poderes”, reiterou.

A ideia de auxiliar as empresas a sobreviverem a este estado emergencial e colocar pressão nas autoridades para forçar a busca de soluções também foi defendida pelo diretor de Economia, Finanças e Estatística Astor Schmitt. Já o presidente Ivanir Gasparin defendeu a proposta de adiamento das eleições de 2020 e levantou a bandeira da unificação dos pleitos para prefeitos, governadores e presidente da República, e respectivos legislativos, numa única data.

Caxias Contra a Covid-19

Outro assunto bastante debatido durante a reunião foi a campanha Caxias Contra a Covid-19, que está sendo coordenada pela entidade para recolher insumos e materiais hospitalares e recursos financeiros para melhor aparelhar o sistema de saúde público e privado do município. O diretor de Saúde Ney Stedile apresentou um balanço geral das arrecadações e dos esforços de empresários, sindicatos e pessoas físicas para socorrer os hospitais. Já foram arrecadados 95.502 insumos, que vão desde aventais, máscaras, luvas de látex, suportes para soro, escadas para leitos hospitalares, álcool em gel, oxímetros, TNT e conjuntos CTI, entre outros. Em dinheiro, a campanha já arrecadou perto de R$ 3,7 milhões.

Reunião-Almoço e Balcão de Atendimento

O presidente Ivanir Gasparin anunciou que a entidade retomará no mês de maio as reuniões-almoço, suspensas em 16 de março em razão do isolamento social em atendimento às recomendações dos órgãos de saúde para evitar a disseminação do coronavírus. O reunião-almoço, carro-chefe dos mais de 100 eventos que a entidade realiza anualmente, voltará no formato online no dia 11.

Outra ação em curso é o fortalecimento do serviço de orientação por meio do Balcão de Atendimento. “Entendendo a importância de oferecer suporte para a comunidade de negócios neste momento atípico que estamos vivendo, a CIC Caxias conta com diretores de 19 áreas do conhecimento corporativo prontos para orientar e esclarecer dúvidas”, reforçou Gasparin. Os atendimentos serão online e podem ser nas áreas jurídica, recursos humanos, finanças, fiscal, marketing e vendas, entre outras. Os interessados podem solicitar o agendamento preenchendo o formulário no link https://forms.gle/SjS1ZwYgM1ibsFU98

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)