Notícias

“Os três poderes precisam fazer um pacto de pacificação e união nacional”, afirma Jerônimo Goergen

Gerais

Publicado em 16/03/2020

Deputado federal gaúcho, que foi relator da Lei da Liberdade Econômica, palestrou na CIC e falou sobre clima político em Brasília - Foto: Julio Soares
Deputado federal gaúcho, que foi relator da Lei da Liberdade Econômica, palestrou na CIC e falou sobre clima político em Brasília - Foto: Julio Soares

Convidado para falar sobre a Lei da Liberdade Econômica, da qual foi relator, na reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) desta segunda-feira (16), o deputado federal gaúcho Jerônimo Goergen falou além do tema, abordando também sua visão a respeito do ambiente político em Brasília. “Os três poderes precisam fazer um pacto de pacificação e união nacional. A disputa política precisa cessar”, defendeu Goergen.

O parlamentar afirmou que, contrariando sua expectativa anterior, este não será o ano da virada para a economia do Brasil, e argumentou que a unidade é o único caminho para não piorar o que já está muito ruim. “As coisas em Brasília não estão bem, porque a nossa sociedade está vivendo um momento de nervosismo estimulado por autoridades. O Brasil tem que deixar de lado as ideologias. Precisamos saber para onde queremos ir, e só vamos descobrir se tivermos pacificação política, porque capacidade empreendedora, capacidade de trabalho eu sei que nós temos, ainda mais aqui em Caxias, aqui na Serra”, afirmou o deputado.

Além da pacificação política, as reformas tributária e administrativa e a crise econômica e sanitária mundial, com o avanço do coronavírus, são os principais desafios para o Brasil em 2020, na opinião de Jerônimo Goergen. Para ele, a pandemia agora ameaça de forma mais drástica o Brasil, com impacto na economia. “Temos que nos antecipar e pensar em novas medidas de apoio aos empreendedores”, disse.

Fatos inesperados no Brasil e no Rio Grande do Sul, de acordo com Goergen, pioram este cenário. No País, a derrubada no Congresso do veto do presidente Jair Bolsonaro aumenta o limite de renda para acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), gerando um impacto fiscal de R$ 20 bilhões/ano. No estado, a seca deverá agravar a crise, tornando a situação das finanças do governo gaúcho ainda mais dramática.

Em relação à Lei da Liberdade Econômica, contou que o governo estima 3,7 milhões de empregos nos próximos dez anos. “A Lei da Liberdade Econômica deve contribuir para gerar 500 mil novas empresas por ano, que vão se juntar às 1,5 milhão – que é a média de novos negócios criados anualmente no Brasil”, revelou, citando estimativa do Sebrae.

O parlamentar mostrou resultados práticos em Santa Catarina, que mesmo ainda não tendo a lei estadual da liberdade econômica, já teve 598 atividades dispensadas de licenças por meio de resolução. No Rio Grande do Sul, Esteio foi o primeiro município a aprovar a lei municipal da liberdade econômica. No terceiro mês em vigor, em outubro de 2019, já haviam sido contabilizados 268 novos registros de empresas, 50% a mais do que sem a lei. “Estamos mudando o ambiente de negócios no Brasil”, afirmou.

Avanço do coronavírus

Antes da palestra do deputado federal Jerônimo Goergen, o presidente da CIC Caxias, Ivanir Gasparin, manifestou a preocupação da entidade em relação ao avanço global do coronavírus. Gasparin revelou que a CIC Caxias mantém um comitê para acompanhar as orientações dos órgãos de saúde competentes e disse que a entidade adotará todas as medidas cabíveis para colaborar com os esforços de contenção da pandemia. “O momento é delicado, é desafiador, por isso é preciso cautela e atenção”, completou.

Além da preocupação com a saúde pública, Gasparin se disse bastante apreensivo com o impacto do avanço do coronavírus na economia. Segundo ele, ainda não é possível se ter uma real avaliação sobre o tamanho do impacto, mas certamente ele virá. “Vamos nos unir, para que possamos passar por esta crise o mais rápido possível”, concluiu.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)

Material para Download