Notícias

Inaugurado o Centro de Informações ao Imigrante

Gerais

Publicado em 09/03/2020

Espaço junto ao Centro Administrativo será referência nas políticas públicas de Assistência Social aos imigrantes - Foto: Marcos Cardoso
Espaço junto ao Centro Administrativo será referência nas políticas públicas de Assistência Social aos imigrantes - Foto: Marcos Cardoso

Oportunizar diferentes serviços e acolher os imigrantes de distintas nacionalidades que residem em Caxias do Sul. Essa é a premissa que orientou a inauguração, na tarde desta segunda-feira (09), do Centro de Informações ao Imigrante (CIAI). O espaço é uma iniciativa da Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Coordenadoria de Promoção de Igualdade Étnico-Racial, que amplia as políticas públicas de assistência social aos imigrantes, visando atender às necessidades desta população, identificar suas demandas e oferecer serviços mais direcionados.

“Caxias é uma cidade que foi colonizada por imigrantes e que tem um perfil acolhedor. O Centro de Informações ao Imigrante busca prestar um suporte na ampliação e direcionamento de serviços destinados a esta população, garantindo acesso às políticas públicas existentes e a orientação necessária para que nossos imigrantes conquistem empregos formais, empreendam e possam prosperar e realizar seus sonhos”, destaca o prefeito Flávio Cassina, ressaltando, ainda, que o serviço foi criado através de uma importante parceria entre o poder público e as entidades representativas do município, juntando seus esforços para melhor atendimento.

O Centro realizará o cadastro dos imigrantes, buscando identificar o perfil desses moradores, descobrir suas demandas e direcionar para os serviços públicos disponíveis a todos os cidadãos, como vagas no SINE, CRAS e produção da Carteira de Trabalho Digital. Também auxiliará em demandas específicas, como orientação sobre como proceder para obter o visto de residência na Polícia Federal, quais os documentos necessários para trabalhar legalmente no Brasil, diferenças entre a legislação brasileira e a do país de origem, entre outras.

O Centro de Informações ao Imigrante também fará o levantamento do número de residentes estrangeiros e suas nacionalidades. O atendimento aos imigrantes será realizado no segundo andar do Centro Administrativo Municipal (Prefeitura), nas terças e quintas-feiras, das 13h às 16h, com entrega de 10 senhas para orientação individualizada.

Na solenidade, a gerente da Coordenadoria de Promoção de Igualdade Étnico Racial, Alessandra Pereira, falou sobre outras atividades de que o CIAI vai promover. “No local, os imigrantes também encontrarão suporte para a elaboração de currículo profissional, além de cursos, como de língua portuguesa e de empreendedorismo”, disse.

Em uma de suas primeiras ações, o CIAI distribuirá material impresso em português, inglês, francês e espanhol convidando os moradores de outras nacionalidades a conhecerem o espaço junto à Prefeitura.

A abertura do Centro, que organiza a Política Municipal para a população imigrante, atende também uma solicitação antiga das entidades representativas do comércio e da indústria, que já estudam parcerias com o município para ampliar a oferta de serviços aos imigrantes.
O CIAI conta, ainda, com o apoio do Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), que, durante o mês de fevereiro, disponibilizou aos servidores que farão o atendimento um curso de capacitação em regularização migratória e atendimento assistencial à imigrantes da Associação Educadora São Carlos (AESC), em parceria com a área de Ciências Jurídicas da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e o Programa de Pós-Graduação em Direito (Mestrado e Doutorado) da UCS.

O titular da SMSPPS, Hernest Larrat dos Santos (Junior), destacou que a elaboração do Centro de Informações ao Imigrante não é apenas resultado do esforço da Prefeitura e da SMSPPS, mas, sim, por um conjunto de entes civis e órgãos públicos. Apoiam a iniciativa: Prefeitura Municipal de Caxias do Sul; Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social, por meio da Coordenadoria de Promoção de Igualdade Étnico-Racial; Secretaria Municipal do Urbanismo; Câmara de Vereadores com a Comissão de Direitos Humanos; CDL Caxias do Sul; Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC); Sindigêneros; Sindilojas; Procon; Sebrae; Centro de Atendimento ao Migrante (CAM); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Comissão Direitos Humanos; Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas de Caxias do Sul (ADCE); Segh – Região Uva e Vinho, Fecomércio e Senac.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Caxias do Sul