Notícias

CIC Caxias marca presença em reunião que detalhou investimentos no abastecimento de energia na Região

Política Urbana e Infraestrutura

Publicado em 06/03/2020

Encontro realizado esta semana na Fepam reuniu lideranças locais e técnicos do governo do estado e da empresa concessionária - Foto: Bárbara Corrêa
Encontro realizado esta semana na Fepam reuniu lideranças locais e técnicos do governo do estado e da empresa concessionária - Foto: Bárbara Corrêa

O presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), Ivanir Gasparin, acompanhado do diretor-executivo, Gelson Dalberto, e do coordenador da Diretoria de Desenvolvimento Sustentável da entidade, Mário Sebben, participou de audiência pública na última terça-feira (3), na Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), em Porto Alegre, que tratou da implantação de novas linhas de transmissão e subestações de energia em Caxias do Sul e Região. Com a participação do secretário de Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul, Artur Lemos Júnior, e de representantes da ISA CTEEP (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista), empresa concessionária de transmissão de energia elétrica, os participantes da reunião conheceram detalhes do projeto.

Em 19 de dezembro de 2019, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) realizou o Leilão de Transmissão composto por 12 lotes de linhas e subestações de energia elétrica. O Rio Grande do Sul foi contemplado com a aquisição, pela ISA CTEEP, do lote 1, a ser construído na Região da Serra. Estas instalações têm como objetivo o aumento da disponibilidade de energia elétrica, qualificando o sistema. O encontro serviu para que executivos da ISA CTEEP apresentassem o projeto à Sema-RS, Fepam e lideranças empresariais e políticas de Caxias do Sul. O investimento antecipa a solução de provável colapso no sistema, que se encontra no seu limite de fornecimento de energia. A previsão do início das obras é março de 2021 e o término, em 2025.

Serão adicionados, com investimentos de aproximadamente R$ 700 milhões, 169 quilômetros de linhas de transmissão e 2.691MVA de capacidade, que atenderão também os municípios de Bento Gonçalves, Pinto Bandeira, Farroupilha, Nova Pádua, Flores da Cunha, Veranópolis e Nova Roma do Sul.

O presidente da CIC destacou a importância do investimento para garantir o abastecimento de energia elétrica na Serra Gaúcha. Gasparin manifestou aos representantes da ISA CTEEP e governo do estado o apoio da entidade ao projeto e lembrou que Caxias do Sul e Região dispõem de mão de obra qualificada e é importante parque fabril de equipamentos e insumos para o setor energético.

Também participaram da reunião o secretário municipal de Meio Ambiente de Caxias do Sul, Nério Susin, e a presidente da Fepam, Marjorie Kauffmann.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)