Notícias

Presidente da Sicredi Pioneira destaca benefícios econômicos e sociais do cooperativismo

Gerais

Publicado em 09/12/2019

Tiago Luiz Schmidt palestrou na reunião-almoço da CIC desta segunda-feira (9) - Foto: Julio Soares/Objetiva
Tiago Luiz Schmidt palestrou na reunião-almoço da CIC desta segunda-feira (9) - Foto: Julio Soares/Objetiva

Presidente do Conselho de Administração da Sicredi Pioneira RS, Tiago Luiz Schmidt, afirmou que hoje o maior concorrente do cooperativismo é o "desconhecimento". Palestrante da reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) desta segunda-feira (9), Schmidt enfatizou que as pessoas precisam conhecer cada vez mais os benefícios econômicos e sociais promovidos pelo cooperativismo, para que um dia o Brasil possa chegar aos padrões europeus e americanos de participação no mercado.

Primeira cooperativa de crédito da América Latina, a Sicredi Pioneiro RS deu início, na reunião-almoço da CIC, das comemorações de seus 117 anos de fundação. Hoje, possui 40 agências, distribuídas em 21 municípios da Serra Gaúcha e Vale dos Sinos, atendendo a mais de 150 mil associados. Somente em Caxias do Sul, são nove agências e mais de 40 mil associados.

Nos últimos anos, de acordo com Schmidt, foram implementados vários projetos. No entanto, destacou, o que mais reforça o propósito da instituição e os princípios do próprio cooperativismo foi a criação do Fundo Social, que já impactou milhares de pessoas nas áreas de educação e cultura. “Este movimento aproxima o Sicredi e reforça o propósito claro de construir comunidades melhores”, frisou. Para Schmidt, embora não tenham fins lucrativos, as cooperativas têm fins econômicos, único caminho possível para a geração de riquezas. “A nossa viabilidade econômica vem do trabalho. Não existe outra forma de gerar riqueza que não seja trabalhando”, acrescentou o presidente da Sicredi Pioneira RS.  

Um entusiasta do cooperativismo, Schmidt mencionou o padre Theodor Amstad, precursor do cooperativismo no sul do Brasil, no ano de 1900, e que pregava que a melhor forma de ajudar o indivíduo é congregá-lo em grupos. “Não é a cooperativa que tem associados, são os associados que têm uma cooperativa”, disse o palestrante.

A CIC homenageou a Sicredi com a entrega de uma placa pelo presidente da entidade, Ivanir Gasparin, a Tiago Luiz Schmidt, evidenciando a importância da cooperativa no desenvolvimento de Caxias e Região.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)

Galeria de imagens