Notícias

Reunião-almoço da CIC debate transformações provocadas pelas novas economias

Gerais

Publicado em 18/11/2019

Cristina Franco foi a convidada do evento alusivo ao Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino - Foto: Paulo Pasa
Cristina Franco foi a convidada do evento alusivo ao Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino - Foto: Paulo Pasa

Ex-presidente da Associação Brasileira de Franchising e consultora de franchising em grandes empresas, Cristina Franco palestrou na reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) desta segunda-feira (18) sobre as novas economias. O evento foi alusivo ao Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, comemorado em 19 de novembro, e marcou a posse da presidência do Conselho da Empresária da CIC para a Gestão 2020-2021.

“É tempo de inovação, colaboração, compartilhamento, ‘coopetion’ (coopetição), omni channel e muita conversa para perpetuar ou transformar nossos negócios”, afirmou Cristina ao falar sobre a grande transformação provocada pela era digital. As economias criativa, compartilhada, colaborativa e multivalor quebraram paradigmas e ocasionaram a disrupção do modelo tradicional de negócios. São produtos ou serviços que criam um novo mercado e desestabilizam os concorrentes que antes o dominavam. “O olhar hoje não é mais monofocal, mas multifocal”, ressaltou Cristina. Além disso, alertou: “nas novas economias, o mundo é mobile”.

Segundo ela, tecnologias como cloud computing, big data, business intelligence, inteligência artificial e realidade aumentada fomentam as novas economias, mas nada se compara ao que está por vir com o advento da era 5G, cuja velocidade de conexão vai explorar ainda mais o uso da Internet das Coisas. A geração prateada, ou os 50 +, de acordo com a palestrante, precisa aprender a surfar esta nova onda, a mudar o seu mindset, para não correr o risco de ser engolida por um tsunami que não tem volta. “O que está acontecendo é um caldeirão de transformação cultural que traz a oportunidade de mudar, de evoluir”, frisou.

Conselho da Empresária

Durante a reunião-almoço, houve a troca de comando no Conselho da Empresária da CIC para a Gestão 2020-2021. A conselheira Cíntia Buzin transmitiu o cargo de presidente a Ágatha Tonietto, que terá Grasiela Tesser como vice-presidente.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)

Galeria de imagens