Notícias

Presidente da CIC participa de encontro com Eduardo Leite para anúncio de pacote de medidas do governo estadual

Gerais

Publicado em 13/11/2019

Reunião foi na Fecomércio-RS, em Porto Alegre, nessa terça-feira (12) - Foto: Divulgação
Reunião foi na Fecomércio-RS, em Porto Alegre, nessa terça-feira (12) - Foto: Divulgação

O presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), Ivanir Gasparin, participou da reunião de diretoria da Fecomércio-RS nessa terça-feira (12), quando o governador Eduardo Leite apresentou o pacote de medidas do governo que traz alterações para as carreiras e previdência pública do funcionalismo estadual. O pacote, que promete alavancar o crescimento do estado, segundo o governador, será protocolado oficialmente nesta quarta-feira (13).

O objetivo do pacote é reduzir o crescimento vegetativo da folha de pagamento do estado e paralisar o crescimento das despesas. Outra defesa de Leite é a adequação para retornar aos limites efetivos de despesa de pessoal, para atender a Lei de Responsabilidade Fiscal, além da retomada de investimentos. “Todas as medidas que o governo está tomando são muito bem articuladas para o enfrentamento de um problema fiscal que é um dos mais graves do país”, afirmou o governador. O pacote deverá ter um impacto fiscal de R$ 25 bilhões em dez anos.

O governador foi convidado pela Fecomércio para explicar a situação financeira do Estado, que, atualmente, gasta mais do que arrecada. Em um cenário no qual 82% da despesa liquidada até agora, em 2019, está comprometida com pagamento de pessoal, as medidas propostas focam na contenção da despesa vegetativa, em uma reforma da previdência que acompanhe os parâmetros da reforma nacional e na modernização de regimes de trabalho que poderão auxiliar na rotina do serviço público.

Além de apresentar um panorama do cenário de desequilíbrio fiscal, Leite enumerou outras medidas em andamento para reverter esse cenário, como a privatização de estatais, as parcerias com a iniciativa privada e ações motivadas pela Receita 2030, que buscam incentivar investimentos e reduzir custos logísticos, tributários e burocracia no RS.

“Nossa agenda é a da competitividade. O Rio Grande do Sul tem de voltar a ser atrativo e capaz de competir com outros estados brasileiros. Para isso, queremos diminuir custos tributários e de logística e também a burocracia, sem deixar de investir em infraestrutura, educação, saúde e segurança”, explicou.

O governador deixou claro que as medidas trarão benefícios a todos os gaúchos. “Não estamos dourando a pílula. São medidas duras, que pedem a compreensão de toda a sociedade, incluindo os demais Poderes”, detalhou.

Além do governador, estavam presentes, pelo estado, o secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura, Artur Lemos Júnior, o secretário adjunto da Fazenda, Jorge Tonetto, o subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves, e o líder do governo na Assembleia, deputado estadual Frederico Antunes.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Palácio Piratini e da Fecomércio-RS