Notícias

CIC recepciona comitiva de embaixadores africanos

Negócios Internacionais

Publicado em 08/11/2019

Lideranças empresariais receberam grupo com 11 representantes de 10 países da África - Foto: Raquel Carvalho
Lideranças empresariais receberam grupo com 11 representantes de 10 países da África - Foto: Raquel Carvalho

A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) recebeu nesta sexta-feira (8) uma missão de oito embaixadores e três representantes de embaixadas de países do Continente Africano que se encontram no Rio Grande do Sul desde a quinta-feira (7). A visita a Caxias do Sul foi organizada pela CIC, MobiCaxias e sindicatos das indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico, do Material Plástico e da Construção Civil.

Ao saudar os embaixadores, o presidente da CIC, Ivanir Gasparin, reiterou que o encontro tinha por objetivo estreitar o relacionamento entre o Brasil e as nações visitantes, além de abrir janelas de oportunidades para futuros negócios. “Esperamos que este evento seja uma boa oportunidade para que os senhores embaixadores conheçam os encantos da nossa cultura e a força da nossa economia e das nossas empresas”, afirmou Gasparin.

Também participaram do encontro o senador Luiz Carlos Heinze, a secretária Extraordinária de Relações Federativas e Internacionais do Rio Grande do Sul, Ana Amélia Lemos, o secretário do Desenvolvimento de Caxias do Sul, Emílio Andreazza, o representante da Câmara de Vereadores, Edson da Rosa, e o diretor da Câmara de Comércio Afro-Brasileira, Eduardo Teixeira, além de empresários interessados no intercâmbio com os países africanos.

O embaixador de Camarões, Martin Agbor Mbeng, também decano e chefe da missão, destacou a intenção do país e do continente em estreitar laços com o Brasil, especialmente com o Rio Grande do Sul, pois há várias áreas de interesse comum. Revelou que os 55 países africanos concentram uma população de 1,2 bilhão de pessoas, composta principalmente por jovens. “A África está pronta para fazer negócios e essa é a razão pela qual estamos visitando Caxias do Sul. Esperamos atrair empresas e investimentos de Caxias do Sul e do Rio Grande do Sul para a África”, completou.

Durante o encontro, os embaixadores de Camarões, Moçambique e Senegal apresentaram os principais dados sobre a economia dos países visitantes, e houve uma rodada de perguntas, com todos esclarecendo as dúvidas dos empresários locais. Após a reunião na CIC, a comitiva visitou as empresas Marcopolo e Randon e participam do espetáculo Natal Luz, em Gramado.

Comitiva de Embaixadores Africanos

Embaixador da Nigéria, Christopher John Nonyelum Okeke 

Embaixador da Guiné Equatorial, Juan Ndong Nguema Mbengono

Embaixador de Camarões, Martin Agbor Mbeng

Embaixadora do Senegal, Fatoumata Binetou Rassoul Correa

Embaixador do Quênia, Isaac Ochieng

Embaixadora de Burkina Faso, Aminata Sana Congo

Embaixador da Etiópia, Yalew Abate Reta

Embaixador de Moçambique, Gamiliel Sepúlveda João Munguambe

Ministro Conselheiro da Embaixada da Tanzânia, Suleiman Abubakar Mombo

Ministro Conselheiro da Embaixada de Gana, Peter Taylor

Assistente Administrativo da Embaixada de Camarões, Andrew Nkongho Oben

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)