Notícias

ARI Serra Gaúcha anuncia os nomes que receberão o Troféu ARI 2019

Gerais

Publicado em 30/10/2019

A Associação Riograndense de Imprensa - Seccional Serra Gaúcha (ARI Serra Gaúcha) promove a entrega do Troféu ARI Serra Gaúcha 2019 a nove profissionais da comunicação, no dia 25 de novembro, durante reunião-almoço da CIC Caxias, parceira na realização desse prêmio desde a primeira edição, em 2008.

Neste ano, a indicação dos nomes contou com uma novidade: a participação do público. Por meio de plataforma virtual, a comunidade pôde encaminhar sugestões para nove categorias. A partir dessas sugestões, a ARI Serra Gaúcha e a CIC Caxias definiram os agraciados. Receberão o Troféu Ari Serra Gaúcha 2019: Marcos Fernando Kirst (Jornalismo Digital e Impresso), Juares Franco (Jornalismo Audiovisual), Celso Sgorla (Radiojornalismo), Lucinara Masiero (Assessoria de Imprensa), Gilmar Gomes (Imagem), Jomba Salim (Propaganda e Marketing), Neide Tomazzoni Michelon (Relações Públicas), Luís Antônio Giron (Destaque Nacional) e Guiomar Chies (Contribuição à Comunicação).           

Esta é a 12ª edição do prêmio e a presidente da ARI Serra Gaúcha e gerente de Jornalismo da RBS Caxias, jornalista Andreia Fontana, comemora a oportunidade de valorizar os profissionais que se dedicam a produzir uma comunicação de qualidade com e para os moradores da região. Ela observa que são vários os segmentos que integram o exercício da comunicação atualmente: “O Troféu ARI Serra Gaúcha reconhece o empenho de quem faz da comunicação um meio de colaborar para uma humanidade mais crítica e melhor estruturada, que saiba respeitar a liberdade de imprensa e a diversidade cultural, tomar decisões e compreender que vivemos em uma democracia, onde há espaços para todos se manifestarem com respeito aos outros e às leis. É uma imensa alegria partilhar deste momento de homenagem a quem que, com suas trajetórias, tem ajudado a construir nossa história e a melhorar a vida das pessoas”, enfatiza Andreia.

A presidente da ARI Serra Gaúcha convida a todos para prestigiarem os homenageados no dia 25 de novembro, durante a reunião-almoço de entrega do Troféu. É um encontro por adesão e aberto ao público. Os ingressos devem ser reservados antecipadamente pelo site www.cic-caxias.com.br.

CONHEÇA OS PROFISSIONAIS QUE RECEBERÃO O TROFÉU ARI SERRA GAÚCHA 2019:

CATEGORIA/HOMENAGEADO(A)

1. Jornalismo Digital e Impresso: Marcos Fernando Kirst     

2. Jornalismo Audiovisual: Juares Franco        

3. Radiojornalismo: Celso Sgorla

4. Assessoria de Imprensa: Lucinara Masiero

5. Imagem: Gilmar Gomes

6. Propaganda e Marketing: Jomba Salim

7. Relações Públicas: Neide Tomazzoni Michelon

8. Destaque Nacional: Luís Antônio Giron

9. Contribuição à Comunicação: Guiomar Chies          

HISTÓRIA DO TROFÉU ARI SERRA GAÚCHA:

- A ideia de reconhecer o trabalho dos profissionais da comunicação da Serra Gaúcha nasceu em um dos tradicionais encontros que a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC Caxias) prepara a comunicadores ao final de cada ano. Quem sugeriu criar uma premiação foi o radialista Agenor Rodrigues.

- Na gestão do então presidente da CIC João Francisco Müller (2005 – 2007), a partir da diretoria de Comunicação e Marketing da entidade e da à época presidente da ARI Serra Gaúcha e hoje integrante do Conselho Superior da ARI Serra Gaúcha, Juçara Tonet Dini, o projeto da distinção foi elaborado.

- No primeiro ano da gestão seguinte da CIC, sob o comando do presidente Milton Corlatti (2008 – 2011), o Troféu ARI Serra Gaúcha foi colocado em prática e concedido pela primeira vez a seis homenageados.

- Desde 2008 até hoje, 97 profissionais da comunicação receberam o prêmio pela relevante trajetória e contribuição social no exercício de sua atividade.

SAIBA MAIS SOBRE A ARI:

- A Associação Riograndense de Imprensa (ARI) foi fundada em 19 de dezembro de 1935, em Porto Alegre, por 114 jornalistas e intelectuais, tendo como seu primeiro presidente Erico Verissimo. Sem caráter sindical, a entidade reúne profissionais da comunicação, integrando empregados, empregadores e autônomos. Além da valorização de toda a cadeia produtiva da comunicação, a ARI se destaca pela defesa da liberdade de imprensa e de expressão.

- Na Serra Gaúcha, a ARI estabeleceu sua seccional em 28 de maio de 2003 por iniciativa da jornalista Juçara Tonet Dini, com o apoio de outros 17 profissionais ligados à área da Comunicação. A ARI Serra Gaúcha foi presidida por quatro presidentes: Juçara Tonet Dini, de 2003 a 2009; Paulo Cancian (in memorian), de 2010 a 2016; Evandro Fontana, de 2016 a 2018; e atualmente está sob a presidência da gerente de Jornalismo da RBS Caxias, jornalista Andreia Fontana.

Fonte: ARI Serra Gaúcha