Notícias

Resultados do Projeto Cápsula são apresentados na CIC

Gerais

Publicado em 14/10/2019

Pesquisa comportamental de consumo foi apresentada pelo diretor de Marketing do Grupo RBS, Marcelo Abdala Leite - Foto: Julio Soares
Pesquisa comportamental de consumo foi apresentada pelo diretor de Marketing do Grupo RBS, Marcelo Abdala Leite - Foto: Julio Soares

O resultado do estudo realizado pelo Grupo RBS que mapeou os cinco comportamentos do presente que vão impactar a relação entre marcas e pessoas no futuro foi apresentado na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) na reunião-almoço desta segunda-feira (14). “Consumo consciente, diversidade, longevidade, bem-estar e novo urbano são as tendências que estão ajudando a moldar a época em que vivemos, o ‘zeitgeist’ do gaúcho, o espírito do tempo”, revelou o diretor-executivo de Marketing do Grupo RBS, Marcelo Abdala Leite, palestrante do evento.

De acordo com o executivo, a pesquisa é um importante instrumento para ajudar as empresas a identificarem riscos e oportunidades para suas marcas e criarem melhores estratégias de negócios. O estudo foi elaborado a partir de 1,5 mil entrevistas de sete cidades gaúchas e realizadas entrevistas em profundidade com 30 pessoas de diferentes idades e regiões e com 10 especialistas de temas estratégico.

Consumo Consciente (a preocupação do gaúcho em relação ao meio ambiente), Diversidade (a queda dos padrões demográficos e o efeito no consumo), Longevidade (a nova terceira idade e o que muda no comportamento dessa geração), Bem-Estar (motivações e consequências da preocupação em ser saudável) e Novo Urbano (espaços que estão ganhando novas definições e o reflexo disso para o mercado) são as principais tendências que vão influenciar o consumo. Para Leite, as empresas precisam olhar para estes comportamentos e ver de que forma eles podem impactar seus negócios.

Entre os dados apresentados, Consumo Consciente é o hábito mais consolidado entre os gaúchos, com 62% de adoção. Bem-Estar e Longevidade possuem uma popularidade de 56% e 55%. Já Diversidade e Novo Urbano são as tendências adotadas 44% e 31% dos gaúchos, respectivamente. “Todas essas mudanças são oportunidades em movimento. É preciso coragem para correr na frente, inovar, olhar para isso e agir”, enfatizou Leite.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)