Notícias

Trabalho legislativo caxiense é apresentado na CIC pelo presidente da Câmara de Vereadores

Gerais

Publicado em 19/08/2019

Flávio Cassina palestrou na reunião-almoço da entidade nesta segunda-feira (19) - Foto: Julio Soares/Objetiva
Flávio Cassina palestrou na reunião-almoço da entidade nesta segunda-feira (19) - Foto: Julio Soares/Objetiva

“A Câmara de Caxias tem buscado inúmeras formas de auxiliar na volta do crescimento da nossa cidade. Tem discutido e sugerido medidas para desburocratizar os processos ligados ao nosso município. Também vem buscando contribuir para o planejamento da cidade, para o crescimento das nossas empresas e para a atração de novos empreendimentos.” A afirmação é do presidente da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, Flávio Cassina, na palestra que fez nesta segunda-feira (19) para um público de 230 pessoas que esteve na reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC). Para o vereador, o desafio do Poder Legislativo é trabalhar cada vez mais perto da comunidade, com transparência e redução dos gastos públicos, equacionando os anseios da população e visando ao bem-comum. Conforme estabelece a lei, a Câmara Municipal de Caxias do Sul possui 23 parlamentares.

Entre os números apresentados pelo presidente e que dão conta do trabalho legislativo no período de janeiro até 6 de agosto de 2019 estão 2.028 documentos protocolados, que vão desde indicações, moções, requerimentos e projetos de lei até emendas à lei orgânica. “Só de projetos foram protocoladas 147 novas proposições”, revelou Cassina. Também foram 213 matérias deliberadas em plenário, 15 distinções e homenagens, como a mais recente, que foi a entrega do Mérito Raul Randon, além de mais de 10 audiências e reuniões públicas, com a participação de 1.500 pessoas.

O vereador também citou as 17 leis promulgadas pelo Poder Legislativo neste ano. Nesta Legislatura, o plenário dos vereadores apreciou 60 projetos de autoria do Executivo, registrando mais de 90% de aprovação, acrescentou o presidente da Câmara.  

Flávio Cassina falou ainda sobre o trabalho coletivo dos vereadores nas comissões e frentes parlamentares. “Paralelamente ao trabalho dos vereadores a partir de seus gabinetes e das atividades em plenário, eles atuam de forma coletiva nas comissões e frentes parlamentares”, completou o presidente do Legislativo. Atualmente, acrescentou, estão em atividade 11 comissões permanentes, três comissões temporárias, oito frentes e uma procuradoria.

Em relação à representatividade, o parlamentar mencionou as 12 bancadas que compõem a atual Legislatura: PT, MDB, PDT, PRB, PCdoB, PTB, PSB, PP, PSDB, PSD, SD e PR. Na equipe de pessoal, acrescentou, são 154 profissionais, sendo 39 servidores efetivos, 86 cargos em comissão e 29 estagiários. “A estrutura funcional da Câmara é bastante enxuta. Para se ter uma ideia, os vereadores dispõem do subsídio mensal, de dois assessores e de uma cota de selos. Neste ano, a Casa tem feito um gasto médio mensal de R$ 3.381,60, envolvendo toda a demanda dos vereadores e do setor administrativo da Casa”, observou. Além disso, ressaltou, em Caxias, os vereadores não possuem verba de gabinete, não recebem 13º salário, vale-refeição, vale-transporte, não possuem cota de combustível e o presidente da Câmara não recebe a mais por estar na função. “Temos procurado adotar uma gestão responsável à frente do Legislativo caxiense”, afirmou Flávio Cassina.  

Bancada feminina - Composta pela bancada feminina que, pela primeira vez na história do Legislativo agrega quatro vereadoras, a Procuradoria Especial da Mulher atua em uma campanha de combate à violência contra mulheres chamada “Nossas vidas importam”. Presentes na reunião-almoço, as vereadoras Denise Pessôa, Gladis Frizzo, Paula Ioris e Tatiane Frizzo entregaram cartilhas e apitos à presidente do Banco da Mulher de Caxias do Sul, Silvana Dalle Grave, à vice-presidente de Serviços da CIC, Maristela Tomasi Chiappin, à presidente do Lar da Velhice São Francisco de Assis, Analice Carrer, e à presidente do Observatório Social de Caxias do Sul, Shirlei Omizzolo.

Ao final da reunião-almoço, o presidente da CIC, Ivanir Gasparin, convidou os vereadores ao palco para registrar em foto a presença no evento. Dos 23 vereadores, 15 comparecem à reunião-almoço da CIC.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)

Galeria de imagens