Notícias

CIC entrega 12º Troféu Ítalo Victor Bersani, título de Associado Honorário e comemora 118 anos

Gerais

Publicado em 08/07/2019

Maria Santa, Pioner Joalheria e Ótica, Fedrizzi Seguros e Associação Criança Feliz foram as agraciadas em reunião-almoço festiva - Foto: Julio Soares
Maria Santa, Pioner Joalheria e Ótica, Fedrizzi Seguros e Associação Criança Feliz foram as agraciadas em reunião-almoço festiva - Foto: Julio Soares

Os 118 anos de fundação da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) foram celebrados na reunião-almoço desta segunda-feira (8). Durante o tradicional evento, que reuniu aproximadamente 330 pessoas, a entidade comemorou também a entrega do 12º Troféu Ítalo Victor Bersani. Neste ano, as empresas associadas e sindicatos patronais filiados à entidade indicaram Maria Santa Bijuterias Finas, na categoria Indústria, Pioner Joalheria e Ótica, na categoria Comércio, Fedrizzi Seguros, na categoria Serviços, e Associação Criança Feliz, Menção Honrosa, para o recebimento da honraria. Os ex-governadores gaúchos Germano Rigotto e José Ivo Sartori receberam o título de Associado Honorário da CIC Caxias.
Em seu pronunciamento, o presidente da CIC, Ivanir Gasparin, relembrou a trajetória dos presidentes que o antecederam e falou sobre a importância da entidade no desenvolvimento econômico e social de Caxias do Sul e Região. “A atuação de todos tornou a CIC Caxias uma das principais e mais representativas entidades de classe do nosso país. Saber que Caxias do Sul cresceu econômica e socialmente graças também à atuação da CIC nestes 118 anos justifica totalmente seu trabalho e suas bandeiras”, afirmou Gasparin. O presidente da entidade ainda enalteceu as qualidades das empresas agraciadas com o Troféu Ítalo Victor Bersani e falou da homenagem prestada a Rigotto e Sartori. “Como Associados Honorários, queremos continuar contando com seu papel de embaixadores da CIC Caxias e da nossa Região”, frisou.
Em nome da Maria Santa Bijuterias Finas, empresa que tem como especialidade a fabricação de acessórios para moda, o troféu do segmento Indústria foi entregue pelos presidentes dos conselhos Executivo, Ivanir Gasparin, Deliberativo, José Quadros dos Santos, e Superior, Dagoberto Lima Godoy, à diretora da empresa Sirlei Sonda Massoni. Ao agradecer à escolha dos associados pela Maria Santa, Sirlei afirmou emocionada: “Não é sobre vencer, é sobre não desistir”.
No segmento Comércio, o troféu foi entregue também pelo vice-presidente de Comércio, Jaime Andreazza, ao fundador da Pioner Joalheria e Ótica Ivo Pioner, que também agradeceu à deferência feita pela CIC e lembrou dos primeiros anos da empresa no mercado desde a sua fundação, em 1966. Na época, atuava apenas como relojoaria, mas após a sucessão familiar, a rede ampliou para o ramo ótico e joalheiro, tendo hoje seis lojas em Caxias do Sul.
No segmento de Serviços, o troféu foi entregue também pela vice-presidente de Serviços da CIC, Maristela Tomasi Chiappin, ao fundador e diretor da Fedrizzi Seguros Neure Fedrizzi, que dividiu a homenagem com os demais sócios. Lançada em 1984, a empresa tem atuação nacional, com mais de 12 mil clientes ativos. De acordo com seu diretor, etica, responsabilidade, valorização dos clientes e excelência na gestão estão entre os valores da Fedrizzi Seguros. 
Na categoria Menção Honrosa, o troféu foi entregue à presidente da Associação Criança Feliz, Liége Valderez Francisco, que também ressaltou a participação dos demais voluntários e dos padrinhos que dão suporte aos cerca de 230 atendimentos diários de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social prestados pela ONG.
Também participaram da cerimônia o deputado estadual Carlos Búrigo, representando a presidência da Assembleia Legislativa, o secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Emílio Andreazza, o presidente da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, Flávio Cassina, ex-presidentes da CIC, o prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves, além de conselheiros, diretores e funcionários da entidade.

Sobre o Troféu Ítalo Victor Bersani
O nome do troféu é uma homenagem a Ítalo Victor Bersani, fundador e primeiro presidente da então Associação dos Comerciantes de Caxias do Sul, fundada em 8 de julho de 1901, entidade que deu origem à Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul. A homenagem é conferida anualmente, obedecendo à indicação de associados e Sindicatos Patronais filiados à CIC. O Troféu Ítalo Victor Bersani foi criado pela artista plástica caxiense Dilva Conte.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)

Galeria de imagens