Notícias

“Sem a reforma da Previdência, Brasil seguirá no mesmo caminho da Grécia”, alerta economista

Conselho da Empresária

Publicado em 27/06/2019

Alerta é do economista Cláudio Branchieri, que palestrou na CIC durante o Café com Informação - Foto: Candice Giazzon/CIC
Alerta é do economista Cláudio Branchieri, que palestrou na CIC durante o Café com Informação - Foto: Candice Giazzon/CIC

Por que a reforma da Previdência é tão necessária? A resposta foi dada pelo economista Cláudio Branchieri, em palestra no Café com Informação de junho, realizado nesta quinta-feira (27). O evento é promovido mensalmente pelo Conselho da Empresária da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), e nesta edição tratou do tema Reforma da Previdência.

Para o economista, a reforma é importante “porque o Brasil está envelhecendo, porque o atual sistema é uma máquina de produzir desigualdades e porque cobrar os devedores só resolve o problema de um único ano de déficit”, que será de aproximadamente R$ 300 bilhões em 2019. “O déficit da Previdência continua subindo. É um castelo que já ruiu, esse sistema acabou, já morreu. Sem a reforma da Previdência, o Brasil seguirá no mesmo caminho da Grécia”, afirmou Branchieri ao lembrar que o crescimento médio real das despesas previdenciárias cresce 4,7% ao ano.

Entre as causas apontadas pelo palestrante estão o gasto público em excesso e a estagnação do crescimento econômico do país. “O investimento está estável desde 2010 e o parque industrial, defasado”, mencionou.  

Claudio Branchieri enumerou as principais mudanças promovidas pelas Comissão Especial da Câmara dos Deputados no projeto original, como a retirada de estados e municípios da proposta de reforma; retirada da “desconstitucionalização”; retirada da proposta do Sistema de Capitalização da Reforma; retirada do BPC; manutenção das regras para aposentadorias rurais; e manutenção da contribuição mínima de 15 anos para mulheres. “A reforma da Previdência é a mãe de todas as reformas. Depois dela vêm todas as outras, e elas vão definir o nosso futuro”, observou. Ele também falou das dificuldades para se empreender no Brasil, especialmente os pequenos e microempresários. O ambiente econômico brasileiro é hostil e adverso, segundo ele. Mas ainda assim, acredita, “o Brasil é uma terra de muitas oportunidades”.

Cláudio Branchieri é mestre em Economia pela Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul (Ufrgs), foi professor da Universidade de Caxias do Sul (UCS) por 16 anos, é professor de pós-graduação na Faculdade da Serra Gaúcha (FSG) e sócio-diretor da Planef Consultoria e Planejamento, que atua na recuperação de empresas.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)

Material para Download