Notícias

CIC integra comitiva de recepção ao embaixador da Macedônia do Norte em Caxias do Sul

Negócios Internacionais

Publicado em 27/06/2019

Objetivo da visita de Ivica Bocevski ao RS é atrair investimentos brasileiros - Foto: Marta Guerra Sfreddo/CIC
Objetivo da visita de Ivica Bocevski ao RS é atrair investimentos brasileiros - Foto: Marta Guerra Sfreddo/CIC

O presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), Ivanir Gasparin, e o diretor-executivo da entidade, Gelson Dalberto, integraram a comitiva de empresários que recepcionou o embaixador da Macedônia do Norte, Ivica Bocevski, na tarde desta quinta-feira (27), na sede do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (Simecs). O embaixador chegou ao estado na segunda-feira (24), e sua primeira visita ao Rio Grande do Sul tem por objetivo apresentar a Macedônia do Norte, um país situado ao norte da Grécia, como um lugar para fazer negócios e como alvo de investimentos brasileiros no exterior, especialmente no agronegócio e no setor automotivo.

De acordo com o embaixador, o setor automotivo em seu país cresceu muito nos últimos 15 anos. Para fomentar a economia, o país decidiu atrair investimentos diretos. “Pensamos que é o único modo para um país crescer”, afirmou Bocevski. Aos futuros investidores, a Macedônia oferece benefícios fiscais, apoio na construção de fábricas e treinamento de mão de obra.

Além dos representantes da CIC e do presidente do Simecs, participaram do encontro executivos da Marcopolo e Agrale, alvos do interesse do embaixador para negócios. Ele assistiu a um vídeo institucional do Simecs e ouviu uma breve apresentação sobre o perfil da economia caxiense e sua vocação para a indústria pesada.

A Embaixada da Macedônia do Norte iniciou suas atividades em Brasília em 2016, sendo a primeira daquele país na América Latina. Além da CIC e Simecs, o embaixador já se reuniu com o governador Eduardo Leite, com representantes da Fiergs, Ufrgs, Farsul, Ibravin, Associação Brasileira de Angus e até sábado, quando se encerra sua agenda no estado, deverá visitar empresas e outras entidades empresariais.   

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)