Notícias

John Jacobs anuncia escritório do Consulado dos EUA na UCS para facilitar intercâmbio cultural

Gerais

Publicado em 10/06/2019

Representante consular palestrou na reunião-almoço da entidade nesta segunda-feira (10) - Foto: Julio Soares/Objetiva
Representante consular palestrou na reunião-almoço da entidade nesta segunda-feira (10) - Foto: Julio Soares/Objetiva

Diretor da Seção de Imprensa, Educação e Cultura do Consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre, o cônsul John Jacobs palestrou na reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) nesta segunda-feira (10). Jacobs falou sobre as atividades do Consulado e revelou que desde a reabertura na capital gaúcha, em 2017, já foram emitidos mais de 100 mil vistos. Anunciou a inauguração do UCS Writing Center, em que quatro assistentes irão auxiliar a comunidade acadêmica no ensino da escrita em língua inglesa, e a previsão de uma parceria com a Universidade de Caxias do Sul para a abertura de um escritório EducationUSA, fonte oficial de informações sobre estudos nos Estados Unidos, com o objetivo de facilitar o intercâmbio cultural com Caxias do Sul.

De acordo com Jacobs, além da emissão dos vistos norte-americanos, o Consulado promove palestras de profissionais americanos em temas como inovação tecnológica, empreendedorismo, justiça e cultura. Também desenvolve programas para jovens empreendedores de até 30 anos, que oportunizam intercâmbio e estágio de um mês nos Estados Unidos. “Este é um programa muito especial para nós”, enfatizou o cônsul. Atualmente, 19.370 brasileiros estudam naquele país.

Na área de promoção de negócios, o Departamento de Comércio do Consulado atua na organização de delegações americanas para visitação a feiras no Brasil e também de empresários brasileiros para os Estados Unidos.  

HOMENAGENS -  A reunião-almoço da CIC nesta segunda-feira também foi de homenagens. A primeira, na abertura, foi dedicada ao ex-presidente Nelson Sbabo, que faleceu na última quinta-feira (6). O presidente Ivanir Gasparin pediu um minuto de silêncio, foram mostradas fotos e vídeos de Sbabo durante sua marcante participação na CIC, e o público rezou o Pai Nosso em sua memória.

A outra homenagem foi feita a alunos da Rede Caminho do Saber, que recentemente conquistaram o segundo lugar no maior torneio mundial de robótica, realizado em Montevidéu. A Tecnoway sagrou-se vice-campeã entre 66 equipes de 25 países. O Diploma da CIC foi entregue pelos presidentes dos conselhos Executivo, Ivanir Gasparin, Deliberativo, José Quadros dos Santos, e Superior, Dagoberto Lima Godoy, e pelos vice-presidentes Mauro Bellini e Maristela Chiappin à vice-diretora da Rede Caminho do Saber, Alexandra Colvara, e aos estudantes Augusto Pioner, Érica Pescador, Gabriel Vanin, Leonardo Neto, Luiza Colvara, Maria Eduarda Chessio, Mateus Tomaz e Roberta Pioner.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)