Notícias

PRONUNCIAMENTO DO PRESIDENTE IVANIR GASPARIN NA REUNIÃO-ALMOÇO DE 3 DE JUNHO

Gerais

Publicado em 03/06/2019

Foto: Julio Soares/Objetiva
Foto: Julio Soares/Objetiva

SENHORAS E SENHORES,

Hoje vamos iniciar cumprimentando a CIC Jovem pela realização – com enorme sucesso – de mais um almoço do Programa Miniempresa, que ocorreu ontem, aqui neste restaurante. Conseguimos reunir 420 pessoas no evento.

Acreditamos que todos têm ciência da importância deste programa na formação dos nossos jovens. São futuros empresários, empreendedores, lideranças empresariais, por isso nosso imenso carinho pelo miniempresa.

Também é digno de mencionar o fato de que este ano o almoço foi realizado aqui na CIC, o que é motivo de grande satisfação. Importante ter esses jovens frequentando a entidade desde cedo, para que tomem gosto pelo associativismo e pelo trabalho em prol da comunidade.

Parabéns ao coordenador da CIC Jovem, William Cardoso de Oliveira, e demais membros da diretoria pelo brilhante trabalho na vigésima terceira edição do Programa Miniempresa.

------------------------

Também queremos relatar que na última terça-feira participamos da audiência pública promovida pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Fiscalização e Controle Orçamentário da Câmara de Vereadores para prestação de contas do quadrimestre do Poder Público municipal, na sede do Legislativo caxiense.

Os números lá apresentados já há muito nos preocupam. Foi revelado, por exemplo, que nas próximas duas décadas o município apresentará um passivo atuarial de 4,6 bilhões de reais. Ora, se é dito que a indenização do caso Magnabosco inviabilizará o município para os próximos 20 anos, o que dizer então desse passivo atuarial da previdência municipal??

Não há mágica, Senhoras e Senhores: ou se aumenta a receita ou se diminui as despesas. Em termos de Previdência, infelizmente, o que se vê é um total descolamento entre os ganhos do setor público e os da iniciativa privada. A conta não fecha, e só tende a piorar se o atual executivo e os próximos não elegerem este tema como prioridade de suas administrações. A CIC se coloca totalmente à disposição para debater o assunto com as autoridades do município no sentido de buscar alternativas possíveis de solução para o problema.

-------------------------------

Por fim, gostaríamos de mais uma vez agradecer à presença do diretor do Banrisul, que nos honra com sua palestra sobre o impacto das mudanças tecnológicas.

À primeira vista, para alguns, pode parecer que a CIC tem sido repetitiva no assunto. No entanto, não podemos ignorar que o ritmo das inovações tem sido cada vez mais velos e que é impossível não ser afetado com os rápidos avanços tecnológicos que vêm ocorrendo a cada dia.

Trata-se de um processo irreversível, indicador de uma nova realidade de mercado e que vai determinar a ruptura dos atuais modelos de produção, comercialização e de prestação de serviços que hoje conhecemos.

Portanto, é um tema que nunca se esgota e que se renova de maneira exponencial. E nada mais apropriado, dentro desta diretriz da CIC de sinalizar tendências e cenários, do que trazer um especialista do sistema financeiro para dividir conosco seu conhecimento e experiência.

-------------------------

E para encerrar, queremos registrar a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, na próxima quarta-feira, dia 5, com a esperança de que a data sirva como forma de conscientizar a sociedade para a importância do uso mais racional e sustentável dos recursos naturais do planeta.

Muito obrigado e ótima reunião-almoço a todos!!

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC