Notícias

Vem aí mais uma Feira do Programa Miniempresa

CIC Jovem

Publicado em 30/05/2019

Carteiras estão entre os produtos feitos pelos estudantes que estão no 23º Programa Miniempresa - Divulgação
Carteiras estão entre os produtos feitos pelos estudantes que estão no 23º Programa Miniempresa - Divulgação

Quem visitar o Shopping Iguatemi nos dias 14 e 15 de junho, das 10h às 22h, vai poder conferir a diversidade dos produtos fabricados pelos alunos de 10 escolas de Caxias que participam, neste ano, da 23ª edição do Programa Miniempresa. A feira, que vai se localizar entre C&A e Bella Gulla, com entrada pelo Espaço Lifestyle, vai oferecer para comercialização ao público carteiras, luminárias, mantas, suportes para celulares, almofadas terapêuticas e difusores de ambientes, entre outros itens.

Neste ano, o Programa Miniempresa foi levado para estudantes do 2º ano do Ensino Médio de 10 escolas públicas e privadas de Caxias do Sul. Durante 15 semanas, os jovens ficaram envolvidos em jornadas semanais de três horas e meia, realizadas nas escolas por voluntários da instituição, geralmente no turno da noite. Estudantes na faixa etária de 15 a 18 anos tiveram a oportunidade de participar de uma experiência prática em economia e negócios, aprendendo os processos de montagem e operação de uma empresa, chegando ao grande momento de criar e comercializar o seu produto. Acompanhados por voluntários, conheceram o método Aprender-Fazendo, criado por profissionais de Harvard e disseminado por todo o Brasil.

Por meio do Miniempresa, os alunos dão os primeiros passos para saber o que é uma pesquisa de mercado, como captar recursos, desenvolver um organograma, participar da escolha e reunião de diretoria. Eles começam a ganhar familiaridade com formulários de controle, passam a entender o que é uma ação, formas de investimento e os compromissos legais com impostos e acionistas, até chegar ao grande momento de fabricar e vender o seu próprio produto.

O coordenador da Diretoria de Jovens Empresários da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), William Cardoso de Oliveira, esclarece que o programa é desenvolvido em Caxias do Sul há 23 anos pela CIC Jovem em parceria com a Junior Achievement. “O programa é um incentivo ao empreendedorismo, pois proporciona aos estudantes do Ensino Médio a experiência prática do mundo dos negócios. Eles experimentam o que significa serem, de fato, donos do próprio negócio. O programa representa uma oportunidade de aprendizado e amadurecimento a quem está prestes a ingressar na vida profissional", comentou o coordenador da CIC Jovem. Ao final do programa, após a divisão dos lucros entre os participantes e acionistas, a renda arrecadada com a coleta simbólica de impostos é revertida a entidades assistenciais. 

A solenidade de formatura, que marca o encerramento das jornadas, está agendada para o dia 19 de julho, às 19h, no UCS Teatro.

MINIEMPRESAS 2019:

DOCKPOCK - CETEC
PLUSH STORE - COLÉGIO IMIGRANTE
PORTCHÊ - ESCOLA IMPULSO
MEDIPILLOW - ESCOLA IRMÃO GUERINI
SMELLOR - COLÉGIO MADRE IMILDA
ECOBAGGIE - COLÉGIO MURIALDO - ANA RECH
MURIART – COLÉGIO MURIALDO
ECOBEM - ESCOLA SANTA CATARINA
FEELS PHONE - COLÉGIO SÃO CARLOS
PANTUFARIA - COLÉGIO SÃO JOÃO BATISTA

ALMOÇO DO PROGRAMA MINIEMPRESA

Neste domingo (2), a CIC Jovem promove o tradicional almoço do Programa Miniempresa, que é a primeira oportunidade de os alunos apresentarem seus trabalhos à comunidade. Neste ano, o evento vai ocorrer no Restaurante Sica, na CIC, entre 11h e 15h. Ao preço de R$ 40,00 por pessoa, os ingressos podem ser adquiridos com os alunos participantes do programa.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)