Notícias
PRONUNCIAMENTO DO PRESIDENTE IVANIR GASPARIN NA REUNIÃO-ALMOÇO DE 27 DE MAIO
Publicado em 27/05/2019
Senhoras e senhores,
Antes de darmos início ao tema principal da reunião-almoço de hoje, temos de fazer uma justa menção ao ex-conselheiro da CIC João Luis Borsoi, que faleceu neste fim de semana. Era um homem dotado de grande capacidade intelectual, humana e empresarial que deixou sua marca na entidade. Foi presidente do conselho deliberativo entre os anos de 1985 e 1987, e integrou o conselho de economia da CIC durante muito tempo. Perdemos mais um grande ser humano, e por isso queremos registrar nossas condolências à família e aos amigos de João Luis Borsoi.
Também queremos relatar a visita do cônsul-geral de Israel Dori Goren a Caxias do Sul na última sexta-feira. Mais de 90 pessoas participaram do encontro em que o diplomata apresentou as potencialidades de tecnologia e inovação nas áreas agrícola, irrigação, metalurgia, automotiva e segurança. Israel é conhecido por ser um polo avançado de tecnologia, e passou a ter visibilidade graças ao empreendedorismo de sucesso e rápida escalabilidade de startups e empresas.
Dori Goren falou das características geográficas, culturais e humanas de Israel, e sobre como os problemas e desafios levaram o país a desenvolver sofisticada tecnologia para superar limitações, como a falta de recursos hídricos, por exemplo. Para ele, os problemas e necessidades motivam as invenções, fazendo com que o empreendedorismo esteja na genética do povo de Israel.
Os problemas de sobrevivência e a necessidade de superar desafios se mostram decisivos na construção de um país econômica e tecnologicamente mais desenvolvido, e Israel, com inovações que hoje todos usamos, como o aplicativo Waze, é prova disso.
Outro ponto destacado por Goren foi o apoio público às startups. Lá, iniciativas inovadoras recebem aportes, mesmo quando fracassam. A tolerância para o fracasso em Israel é diferente daqui. Segundo ele, as startups que fracassam, e ainda têm forças para tentar de novo, vão aprender com seus erros e poderão se tornar grandes negócios.
Esse deveria ser espírito de todo país que intenciona fomentar o empreendedorismo. Além disso, o cônsul enfatizou o papel da educação na formação de um país desenvolvido e próspero. Não só educação, mas disciplina e ordem são valores que eles prezam desde a infância. As nações que levam a educação a sério têm hoje uma outra realidade.
Portanto, senhoras e senhores, a CIC estará sempre de portas abertas para receber delegações, representantes consulares, ou pessoas que queiram trocar experiências e trazer valiosos aprendizados. São uma fonte de inspiração, e por isso não podem ser desprezadas.
É o caso da palestra de hoje, quando iremos conhecer um pouco mais a respeito do sistema de transporte de alta velocidade que vem sendo desenvolvido pela Hyperloop TT. Pode até parecer surreal, especialmente para nós que enfrentamos problemas básicos de infraestrutura e logística, mas é um futuro bem possível.
Assim como foi também o caso do presidente do Grupo Valeo na América do Sul, Reginaldo Hermogenes, que na semana passada falou sobre o futuro da mobilidade. Nosso propósito é apontar cenários e, por que não dizer, causar certo desconforto entre a classe empresarial. Afinal, é com o desconforto que surgem as grandes ideias e alternativas!
Senhoras e senhores, outro assunto que queremos abordar é na verdade um chamamento. Precisamos todos participar da campanha do agasalho 2019, que se iniciou no dia 11 de maio e que se estenderá até 22 de junho. A iniciativa é promovida pela Fundação Caxias em parceria com entidades, empresas e poder público do município de Caxias do Sul. A campanha precisa de peças em bom estado de conservação de roupa masculinas, femininas e infantis, além de calçados, cobertores e mantas.
As doações podem ser entregues em 800 postos de coleta, que podem ser encontrados em estabelecimentos comerciais, ônibus da Visate, empresas, repartições públicas, escolas e supermercados, entre outros locais de grande circulação, inclusive na recepção principal da CIC.
A expectativa de arrecadação é de 200 mil peças, superando os números de 2018, quando foram arrecadadas cerca de 195 mil. Pessoal, vamos ajudar, até porque o frio está chegando!
E por fim, senhoras e senhores, um pequeno alerta a respeito do assunto que foi manchete em Caxias do Sul na semana passada. Desconfiem sempre, questionem muito, mas muito mesmo, quando oferecerem retornos absurdamente acima da média. A recomendação é prudência. Quando for um investimento atrativo demais, algo fora do padrão, que não faz sentido, não é sustentável, e a história está cheia de exemplos.
A prudência e o bom-sendo devem se sobrepor a qualquer canto de sereia do ganho fácil. Tivemos casos de pessoas de idade se desfazendo de bens ou sacando economias de anos da poupança. E agora, como ficam?
Por isso, desconfiem sempre, e contem com a CIC para buscar orientação. Nós temos uma Diretoria de Economia e Finanças, com renomados profissionais da área, que podem ajudar e que estão à disposição.
Muito obrigado e ótima reunião-almoço a todos!
Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC