Notícias

Cônsul-geral de Israel em São Paulo apresenta potencialidades de inovação para empresários da Serra Gaúcha

Negócios Internacionais

Publicado em 24/05/2019

Encontro foi realizado nesta sexta-feira (24), na CIC - Foto: Candice Giazzon/CIC
Encontro foi realizado nesta sexta-feira (24), na CIC - Foto: Candice Giazzon/CIC

Mais de 90 pessoas participaram do encontro com o cônsul-geral de Israel em São Paulo, Dori Goren, realizado nesta sexta-feira (24) na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC). O diplomata apresentou as potencialidades de tecnologia e inovação nas áreas agrícola e irrigação, metalurgia e automotiva e segurança. Israel é conhecido por ser um polo avançado de tecnologia, e passou a ter visibilidade graças ao empreendedorismo de sucesso e rápida escalabilidade de startups e empresas. Algumas iniciativas são cases de sucesso, como o Waze e a Mobileye, startup de desenvolvimento de sistemas inteligentes para carros autônomos.

Dori Goren falou das características geográficas, culturais e humanas de Israel, e sobre como os problemas e desafios levaram o país a desenvolver sofisticada tecnologia para superar limitações como a falta de recursos hídricos. 70% da água é dessalinizada por meio de tecnologia israelense, observou o cônsul. Para ele, os problemas e necessidades motivam as invenções, fazendo com que o empreendedorismo esteja na genética do povo de Israel.

Outro ponto destacado por Goren foi o apoio público às startups. Lá, iniciativas inovadoras recebem aportes, mesmo quando fracassam. “A tolerância para o fracasso em Israel é diferente daqui”, comparou o cônsul. Segundo ele, as startups que fracassam, e ainda têm forças para tentar de novo, vão aprender com seus erros e podem vir a se tornar grandes negócios.

O cônsul afirmou que existem muitas áreas passíveis de parceria entre Israel e Brasil, mais especificamente com empresas da Serra Gaúcha. Dori Goren sugeriu que os empresários organizem missões técnicas para visitar Israel e conheçam de perto os centros de inovação e tecnologia do país. 

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)