Notícias

CIC prestigia lançamento do Memorial Randon

Gerais

Publicado em 08/05/2019

Daniel e David Randon, Ivanir Gasparin e Gelson Dalberto junto à pedra fundamental do Memorial Randon - Foto: Marta Guerra Sfreddo
Daniel e David Randon, Ivanir Gasparin e Gelson Dalberto junto à pedra fundamental do Memorial Randon - Foto: Marta Guerra Sfreddo

O presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), Ivanir Gasparin, e o diretor-executivo da entidade, Gelson Dalberto, prestigiaram a cerimônia de lançamento da pedra fundamental do Memorial Randon, na manhã desta quarta-feira (8). O empreendimento será construído em área próxima ao Jardim Botânico de Caxias do Sul.

O novo espaço, cujo lançamento coincide com as ações comemorativas aos 70 anos da empresa Randon, pretende se tornar um local público e empresarial voltado à preservação da memória de Caxias do Sul e do transporte de cargas do Brasil. Para isso, colocará à disposição da comunidade salas de pesquisa, videoteca, auditório, exposições, espetáculos, oficinas culturais, além de café bistrô e loja de souvenirs. 

Três prédios históricos usados pela Randon desde sua fundação, em 1949, locais que abrigaram a ferraria e a Mecânica Randon serão reproduzidos no Memorial e reunirão documentos e objetos das empresas, acervos que contam a sua trajetória, coletados desde 2000. O espaço contará com 3.000 m² de área construída.

Para Gasparin, esse regaste da memória institucional da Randon e do transporte de cargas no país vem para engrandecer a cultura de Caxias do Sul e do setor que a tornou conhecida como segundo maior polo metalmecânico do Brasil. “A CIC, em nome de toda a classe empresarial, sente-se honrada em testemunhar este momento”, afirmou o presidente da entidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)