Notícias

Ruy Irigaray apresenta políticas para desenvolvimento do RS e recebe demandas do empresariado

Gerais

Publicado em 25/04/2019

Titular da Sedetur, Ruy Irigaray (E), esteve na CIC e foi recebido pelo presidente Ivanir Gasparin nesta quinta-feira (25) - Foto: Cristiane Carvalho
Titular da Sedetur, Ruy Irigaray (E), esteve na CIC e foi recebido pelo presidente Ivanir Gasparin nesta quinta-feira (25) - Foto: Cristiane Carvalho

Com o objetivo de apresentar as políticas para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rui Irigaray, se reuniu com o empresariado de Caxias do Sul na manhã desta quinta-feira (25), em encontro promovido pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e movimento Mobilização Por Caxias (MobiCaxias), que atraiu cerca de 110 participantes. Irigaray disse reconhecer a importância de Caxias do Sul no contexto do desenvolvimento gaúcho e se comprometeu a voltar para apresentar não mais propostas, mas soluções para o crescimento do estado e anunciar investimentos em infraestrutura. “Não tem lógica uma cidade que é o motor do desenvolvimento do Rio Grande do Sul não ter um aeroporto de primeiro mundo e estradas adequadas para o escoamento da produção”, enfatizou o secretário.

Acompanharam Ruy Irigaray na visita a Caxias do Sul os diretores da Sedetur para Investimentos Internacionais, Rubens Bender, para o Turismo, Alexandre Romano, o presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços (JucisRS), Flávio Koch, a presidente do Badesul, Jeanette Lontra, o superintendente do BRDE no RS, Maurício Mocelin, e a diretora da Sala do Investidor, Marília Félix. “É importante o empresário saber que somos parceiros”, comentou Irigaray. As áreas estratégicas a serem trabalhadas pela Sedetur e autarquias vinculadas, segundo ele, são mobilidade e logística, automobilística e autopeças, turismo, energia, tecnologia da informação, saúde avançada, defesa e segurança e agronegócio.

Sobre um dos pleitos apresentados pela CIC - o de manutenção do convênio entre governo do estado, Prefeitura e CIC para o funcionamento do escritório regional da Junta Comercial em Caxias, mesmo após a implantação do registro digital -, o secretário e o presidente da JucisRS se comprometeram a estudar uma nova maneira de continuar com a parceria. O presidente da CIC, Ivanir Gasparin, revelou que o escritório da Junta Comercial na entidade continua analisando cerca de 70 processos/dia, sendo, portanto, um importante suporte ao empresário.

Gasparin também mencionou a necessidade de desburocratizar outras áreas da gestão estadual, como a liberação, por parte do DAER, das autorizações especiais de trânsito concedidas aos transportadores, e no cumprimento de normas do sistema tributário gaúcho que, segundo o presidente da CIC, estão dificultando a rotina das empresas, além de gerar custos extras. O dirigente entregou ao titular da Sedetur um documento com 15 sugestões e reivindicações, colhidas junto aos 25 sindicatos patronais filiados à entidade, que tratam de melhorias na infraestrutura e logística, modernização do estado, atração de investimentos e turismo, entre outros. “Nossa contribuição no processo de recuperação do estado, além de seguir apostando e investindo na geração de renda e empregos por meio das nossas empresas, foi formalizada através deste documento com demandas regionais”, sublinhou Gasparin.

Após o encontro na CIC, Ruy Irigaray e comitiva visitaram a Marcopolo e Randon em companhia de membros do MobiCaxias.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)