Notícias
Economia de Caxias do Sul apresenta queda em janeiro
Economia, Finanças e Estatística
Publicado em 13/03/2019
O desempenho da economia de Caxias do Sul no mês de janeiro aponta para uma queda de 6,2% em relação a dezembro, com os três segmentos apresentando números negativos. O comércio foi o que mais sofreu, com diminuição de 8,5% em sua atividade no primeiro mês do ano, seguido pelos serviços, com menos 8,2%, e indústria, com menos 4,4%, conforme mostra o levantamento divulgado nessa terça-feira (12) pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).
Na comparação com dezembro de 2018, a economia de Caxias do Sul mantém-se estagnada, já que o índice de alta foi de apenas 0,3%. Na análise setorial, porém, o comércio despontou com um crescimento de 21% em janeiro deste ano sobre janeiro do ano anterior. O mesmo não ocorreu com indústria e serviços, que também neste comparativo registraram desempenho negativo.
Empregos - No saldo do mercado de trabalho local, o levantamento mostrou que em janeiro, na comparação com dezembro de 2018, foram criadas 1.162 vagas em Caxias do Sul, um aumento de 0,7% no total de empregos formais no município. A agropecuária foi o segmento que apresentou melhor desempenho na geração de vagas, com 463 novos postos de trabalho. A indústria oportunizou a criação de 402 empregos. Hoje, Caxias do Sul possui um total de 164.241 postos formais de trabalho.
Participaram da coletiva o presidente da CIC, Ivanir Gasparin, os diretores de Economia, Finanças e Estatística da CIC Carlos Zignani e Maria Carolina Gullo, o presidente da CDL, Ivonei Pioner, o assessor de Economia e Estatística da CDL, Mosár Leandro Ness, e a assessora de Economia da CIC, Nara Panazzolo.
Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)