Notícias

Em palestra na CIC, prefeito de Caxias do Sul anuncia investimentos em infraestrutura e equipamentos públicos

Gerais

Publicado em 11/03/2019

Daniel Guerra palestrou na entidade nesta segunda-feira (11) a apresentou projetos para os próximos dois anos - Foto: Julio Soares/Objetiva
Daniel Guerra palestrou na entidade nesta segunda-feira (11) a apresentou projetos para os próximos dois anos - Foto: Julio Soares/Objetiva

Convidado da reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) desta segunda-feira (11), o prefeito Daniel Guerra iniciou sua palestra, a um público estimado em 350 pessoas, sobre o tema “Perspectivas para 2019-2020”, fazendo uma homenagem à presidente da Festa Nacional da Uva, Sandra Randon, à rainha Maiara Perottoni e às princesas Milena Remus Caregnato e Viviane Piamolini Gaelzer, um dia após o encerramento da 32ª edição. Bastante emocionadas, elas receberam a Medalha Monumento Nacional ao Imigrante, a maior alta honraria concedida pelo município de Caxias do Sul, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade.

Depois da homenagem, Daniel Guerra assinou a ordem de início de várias obras e anunciou investimentos de mais de R$ 200 milhões em projetos de infraestrutura e equipamentos públicos até 2020. Segundo ele, nos últimos dois anos sua gestão se empenhou no enfrentamento de questões históricas da cidade na área da saúde, educação, transporte público, infraestrutura e segurança pública, sem perder de vista o necessário equilíbrio das contas públicas. “É necessário coragem para promover mudanças. Sabemos que elas são necessárias, e que há muitos desafios a serem vencidos. Mas com trabalho sério, comprometido e responsável, os resultados são atingidos”, afirmou.

O prefeito de Caxias do Sul também revelou que a Prefeitura está iniciando um cronograma de captação junto à Corporação Andina de Fomento de mais de R$ 250 milhões. São recursos, de acordo com Guerra, que garantirão a mobilidade para obras fundamentais ao desenvolvimento de Caxias, como o aeroporto em Vila Oliva. “O aeroporto tem deixado de ser um sonho distante para a nossa comunidade e passou a integrar os projetos da Prefeitura”. Ainda segundo o prefeito, a anteprojeto do novo aeroporto foi concluído no mês de fevereiro, e neste mês de março será protocolado na Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima). “Agora chegou a hora de iniciar o Estudo de Viabilidade Econômica e Financeira, que será implementado através da formação de uma comissão gestora para parcerias público-privadas”, acrescentou.

Outro projeto que Guerra deu destaque em sua palestra foi a implantação de sistema que simplifica e agiliza a abertura e alterações no registro de empresas. Ao aderir à Rede Nacional para Simplificação de Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), o município possibilita que os processos sejam recebidos virtualmente, “facilitando a vida dos contribuintes e otimizando os recursos públicos”, enfatizou o prefeito. Em média, revelou, são recebidos diariamente 60 pedidos de inscrições ou alterações, cujos procedimentos deverão ganhar celeridade a partir de agora.

Daniel Guerra falou ainda sobre temas como desenvolvimento econômico, turismo, comércio ambulante, incentivo às agroindústrias, manutenção de estradas, ampliação da coleta mecanizada de lixo, saúde e educação.

Em seu pronunciamento, o presidente da CIC, Ivanir Gasparin, pediu o engajamento e comprometimento do poder público municipal no projeto Mobilização Por Caxias, cuja articulação lançada há dois anos por cerca de 30 entidades busca pensar a cidade para 2040. “Precisamos pensar grande, e não só pensar grande como também agir com grandeza”, pontuou Gasparin. O presidente da CIC mencionou a necessidade de o município implementar melhorias em áreas como infraestrutura viária, transporte público, como revisão na política de gratuidades, e no pagamento de trimestralidade nos salários dos servidores públicos. Além disso, ao avaliar a realização da Festa da Uva, afirmou que a cultura e a tradição precisam ser preservadas. “A Festa da Uva é o sobrenome Caxias do Sul. Sem dúvida, o evento teve pontos positivos e a melhorar, mas não podemos perder de vista que não existe festa comunitária sem o envolvimento da comunidade”, concluiu.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)