Notícias

PRONUNCIAMENTO DO PRESIDENTE IVANIR GASPARIN NO CAFÉ COM EDUARDO LEITE

Gerais

Publicado em 22/02/2019

Foto: Gilmar Gomes
Foto: Gilmar Gomes

Senhoras e Senhores!

Caro governador!

Primeiramente, saiba que é com grande satisfação que o recebemos em nossa Casa, agora na condição de chefe do executivo gaúcho, um cargo à altura de sua competência política e administrativa. Obrigado por sua presença na CIC e também, logo mais, na tão aguardada solenidade que abrirá a trigésima segunda edição da Festa Nacional da Uva.

Caxias do sul está em festa, pois hoje daremos início a mais uma edição da festa da uva, uma das mais importantes celebrações comunitárias do Brasil. É chegada a hora de festejar, com todos aqueles que nos visitam. Orgulhamo-nos do nosso passado, presente e futuro.

Caro governador, temos acompanhado seus notáveis esforços no sentido de devolver ao Rio Grande do Sul o merecido papel de protagonista entre os estados brasileiros. Entendemos também que a população gaúcha precisa compreender os motivos das suas decisões.

Torcemos que o senhor angarie o apoio necessário para as mudanças, o mesmo apoio que talvez tenha faltado ao ex-governador quando se viu obrigado a tomar medidas impopulares, e que não foram bem entendidas nem aceitas por uma boa parcela da população e pelo Parlamento gaúcho. E, sim, concordamos que os deputados estaduais precisam prestar mais atenção ao silêncio das ruas do que ouvir apenas o barulho das minorias.

Infelizmente, o que mais se viu na gestão pública estadual foi a postergação dos problemas, especialmente aqueles de ordem financeira, que há décadas vinham denunciando um déficit histórico nas contas e revelando uma situação grave e preocupante. O esgotamento da capacidade financeira do estado dificultou os investimentos em áreas essenciais como saúde, educação e segurança. As consequências, todos os gaúchos sentem na pele.

Precisamos superar essa fase e entender que correções devem ser feitas para o Rio Grande do Sul sair dessa crise e recuperar a sua capacidade de desenvolvimento e investimentos.

Isso deve ser feito, permita-nos sugerir, caro governador, ao estilo da iniciativa privada, que, com certa disciplina e regularidade, promove os ajustes para a perpetuação de seus negócios.

Acreditamos que algumas condições e medidas são fundamentais para o redesenho de um novo futuro para o estado, sinalizando ao povo gaúcho, especialmente à classe empresarial, da qual faço parte, que podemos apostar no estado.

Segurança jurídica, simplificação tributária, desburocratização e eficiência administrativa do setor público são exemplos do que me refiro.

Para isso, é preciso adequar o tamanho da máquina pública à realidade das contas gaúchas, promovendo - sem passionalismo, ideologismo, partidarismo, corporativismo ou outros ismos - a reforma da previdência e a venda de estatais que não atuem em atividades fins do estado.

Também ansiamos pelo fortalecimento e adoção de políticas de incentivo à inovação e tecnologia e a setores como turismo, que como sabemos impulsiona a economia e é fonte de empregos.

Além disso, acreditamos que que reter empresas e atrair novos investimentos devem estar na pauta prioritária do seu governo.

Por outro lado, governador Eduardo Leite, enquanto representantes da classe empresarial de uma região que muito contribui na geração de riquezas para o estado, lutamos por bandeiras regionais.

A ampliação e modernização da infraestrutura e logística são algumas dessas lutas.

Caxias do sul está ilhada. Não temos uma estrada duplicada para a capital ou para o centro do país. A BR-116 ainda tem o mesmo traçado de quando foi construída, na década de 40, e as empresas fabricantes de equipamentos e veículos de grande porte enfrentam um obstáculo totalmente inusitado, pois devido à geografia da região e defasada malha rodoviária, não conseguem movimentar seus produtos sem morosas licenças especiais, o que constitui, para nós, um gargalo logístico que deve ser também alvo de preocupação do atual governo do estado.

Todos sabemos que Caxias e região têm uma das melhores mãos de obra do país, capacidade de produção e investimentos, mas não temos infraestrutura compatível com a excelência da nossa indústria, comércio e serviços.

Governador, precisamos de um plano logístico urgente para esta região, sob pena de vermos minguar o potencial de desenvolvimento e geração de riquezas que as empresas daqui têm.

Mudanças disruptivas são inevitáveis.

Caro governador, cremos que o momento - alinhado com as novas diretrizes do governo federal - é o mais propício para se promover as mudanças necessárias e se adotar uma agenda mínima de medidas para correção de rumos, que devolverá ao Rio Grande do Sul o orgulho dos que amam e ainda acreditam neste estado.

Queremos expressar nosso mais sincero desejo de que o senhor consiga realizar um excelente governo, que suas decisões priorizem o bem-estar e o desenvolvimento da população gaúcha. Que sua juventude e energia sejam acompanhadas de muita serenidade e resiliência para enfrentar os desafios que certamente encontrará pela frente.

Por fim, seu sucesso será o nosso sucesso também, e por isso estamos juntos, governador! Conte conosco!! Conte com a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul.

Muito obrigado!!!

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC