Notícias

Presidente da OAB/RS apresenta campanha “Vote Consciente” na reunião-almoço da CIC

Gerais

Publicado em 20/08/2018

Ricardo Breier destacou a importância do voto para mudar cenário político atual - Foto: Antônio Valiente
Ricardo Breier destacou a importância do voto para mudar cenário político atual - Foto: Antônio Valiente

O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, falou sobre a importância do voto e de as suas consequências na reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) desta segunda-feira (20). Breier destacou que uma escolha mal planejada terá consequências para toda a sociedade. “Nós planejamos férias, estudos, reuniões e não damos a mesma importância para o voto”, salientou o advogado.

Para o presidente da OAB gaúcha, a campanha “Vote Consciente”, lançada no dia 8 deste mês, será fundamental para se criar a cultura do voto. “Não vai ser uma mudança total, mas será um primeiro passo para modificar o cenário político atual”, afirmou. O presidente da seccional gaúcha disse ainda que a eleição de 2018 é uma das mais importantes da história do Brasil. “Vivemos uma ausência de representatividade política e precisamos ter consciência disso na hora de votar. O Brasil não tem mais tempo para errar como está errando, não tem mais tempo para se reconstruir. O cidadão tem que dar uma resposta a isso”, comentou durante sua palestra, salientando a importância do voto positivo em lugar do voto de protesto.

O dirigente ainda falou sobre o descrédito pela política e citou estatísticas preocupantes que revelam que, em cada 10 eleitores, seis não sabem em quem vão votar. Além disso, acrescentou, nos últimos 30 anos, o Brasil não teve a representação que a população queria e esperava. “A má política calou os bons políticos e isolou aqueles que queriam fazer algo de bom pelo País”, sustentou.

Ricardo Breier defendeu ainda que é preciso uma política de Estado e não de partido. Para isso, alegou, tem que mudar os parlamentos. “As eleições parlamentares são mais importantes que as majoritárias. Precisamos mudar o parlamento para mudar as leis”, enfatizou.

O presidente da CIC, Ivanir Gasparin, disse que a entidade vai se engajar na campanha e passará a adotar o slogan “Vote Consciente” em suas comunicações oficiais.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)