Notícias
Conselho Temático de Economia e Finanças da CIC analisa conjuntura e faz recomendações às empresas
Economia, Finanças e Estatística
Publicado em 20/08/2018
O Conselho Temático de Economia e Finanças da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) sintetizou os assuntos de maior relevância da conjuntura econômica em um documento divulgado nesta segunda-feira (20) pelo conselheiro Joarez Piccinini. Na chamada “Carta Econômica do 2º trimestre/2018”, os conselheiros analisam o desempenho das principais economias mundiais, traçam cenário de curto e médio prazo para economia brasileira e apontam os principais aspectos que interferem na atividade econômica, a fim de apoiar as empresas associadas no entendimento dos impactos nos negócios e na gestão. Além disso, vai ao encontro dos esforços da entidade na busca pela disseminação de informação e conhecimento.
Entre as tendências apontadas pelo Conselho de Economia da CIC estão a manutenção moderada da atividade econômica, com previsão de alta do PIB em 1,5%; inflação e juros em baixa evitam queda da confiança e consumo; tímida criação de vagas de trabalho sustentando a moderada redução do desemprego; volatilidade do real refletindo os movimentos externos e o cenário eleitoral brasileiro; e agravamento da crise fiscal sem as reformas para redução do gasto público.
Outro aspecto destacado no documento são as recomendações à classe empresarial para embasar a tomada de decisões. De acordo com os conselheiros, os empresários devem avaliar as propostas dos candidatos à presidência e a governador no campo econômico, tendo em vista a necessidade de o Brasil retomar a agenda do crescimento.
Também integram o Conselho Temático de Economia e Finanças da CIC Alexander Messias, Astor Milton Schmitt, Carlos Zignani, Joarez Piccinini e Maria Carolina Gullo.
Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)