Notícias

CIC recebe Gabinete Itinerante da Administração Municipal

Gerais

Publicado em 26/07/2018

Lideranças empresariais apresentaram demandas e ouviram planos executados pela gestão do prefeito Daniel Guerra - Foto: Mateus Argenta
Lideranças empresariais apresentaram demandas e ouviram planos executados pela gestão do prefeito Daniel Guerra - Foto: Mateus Argenta

A reunião entre a presidência da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e os sindicatos patronais, que ocorre mensalmente, recebeu nesta quarta-feira (25) o Gabinete Itinerante da administração municipal. O prefeito Daniel Guerra, acompanhado de seu secretariado e de presidentes de autarquias, ouviu as demandas de todas as lideranças empresariais a respeito de temas ligados ao desenvolvimento econômico e social de Caxias do Sul. “Ao convidá-lo para vir à CIC, nosso objetivo é buscar maior aproximação com o Poder Público”, afirmou o presidente da entidade, Ivanir Gasparin, na abertura dos trabalhos.

Após explicar o funcionamento do Gabinete Itinerante, Daniel Guerra respondeu a todas as questões abordadas na reunião e apresentou os principais planos do governo municipal para atendê-las. Fiscalização do comércio de ambulantes, atenção à educação infantil, incremento ao turismo, incentivo às agroindústrias, adesão ao movimento Mobilização Por Caxias, manutenção de estradas e plano de atração e expansão de empresas, entre outros, figuraram na lista de assuntos levantados pelos empresários.

Durante as explicações, o chefe do Executivo ressaltou a legalidade exigida em seu governo e alertou para o impacto aos cofres públicos e à governabilidade do município com o caso Magnabosco, em que a família busca uma indenização pela ocupação irregular de área onde hoje se localiza o Bairro 1º de Maio. “Trata-se do processo mais importante de nossa cidade”, frisou.

Além disso, Daniel Guerra falou sobre duas iniciativas da administração relacionadas a novos negócios: a Sala do Empreendedor, local que reúne diversos serviços necessários para a abertura, baixa e funcionamento das empresas; e o Gabinete de Desenvolvimento Integrado. “Esse Gabinete vem para agilizar e desburocratizar processos e procedimentos internos aos empreendedores. Com ele, as secretarias trabalham juntas para incentivar a instalação de novos empreendimentos em Caxias do Sul”, explicou.

O prefeito também destacou o Programa de Desenvolvimento da Infraestrutura (PDI), que traz um investimento de R$ 100 milhões da Corporação Andina de Fomento (CAF). Serão asfaltados quase 70 quilômetros de estradas do interior para proporcionar maior segurança e melhorar o escoamento da produção agrícola do município. Obras, como a construção da rótula da Codeca, e serviços de reparos que evitam alagamentos foram citados pelo prefeito. Também foram levantadas questões que exigem um aprimoramento técnico, por isso foram marcadas reuniões entre os empresários e os secretários para tratar de temas específicos de cada pasta.

Além dos presidentes e representantes de 18 sindicatos patronais, participaram da reunião os presidentes dos conselhos Superior e Deliberativo da CIC, Dagoberto Lima Godoy e José Quadros dos Santos, vice-presidentes e diretores da entidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)