Notícias

CIC entrega 11º Troféu Ítalo Victor Bersani e comemora 117 anos

Gerais

Publicado em 04/07/2018

Representantes da Vivelle, G.Paniz, Instituto Elisabetha Randon e UCS, as agraciadas com o Troféu Ítalo Victor Bersani - Foto: Julio Soares
Representantes da Vivelle, G.Paniz, Instituto Elisabetha Randon e UCS, as agraciadas com o Troféu Ítalo Victor Bersani - Foto: Julio Soares

Os 117 anos de fundação da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), a serem completados no próximo domingo (8), foram celebrados na reunião-almoço desta quarta-feira (4). Durante o tradicional evento, que reuniu aproximadamente 270 pessoas, a entidade comemorou também a entrega do 11º Troféu Ítalo Victor Bersani. Neste ano, as empresas associadas e sindicatos patronais filiados à entidade indicaram G.Paniz, na categoria Indústria, Vivelle Móveis e Decorações, na categoria Comércio, Universidade de Caxias do Sul (UCS), na categoria Serviços, e Instituto Elisabetha Randon, Menção Honrosa, para o recebimento da honraria.

Em seu pronunciamento, o presidente da CIC, Ivanir Gasparin, relembrou a trajetória dos 45 presidentes que o antecederam e falou sobre a importância da entidade no desenvolvimento econômico e social de Caxias do Sul e Região, principalmente em relação aos avanços na qualidade de vida da comunidade. “A CIC é protagonista de uma história que teve a participação de muitas pessoas, a quem devemos enorme gratidão. Saber que Caxias do Sul cresceu econômica e socialmente graças também à atuação da CIC nestes 117 anos justifica totalmente a existência da entidade, seu trabalho e suas bandeiras”, afirmou Gasparin.

Em nome da G. Paniz, empresa que é referência em fabricação de máquinas que atendem a padarias, confeitarias, açougues, restaurantes e supermercados, o troféu do segmento Indústria foi recebido pelo diretor-presidente da empresa, Gilmar Paniz. A história das empresas do Grupo G.Paniz se inicia no começo da década de 80, com uma pequena oficina em um porão de 36m², em Caxias do Sul. “Agradeço aos 250 funcionários da G. Paniz e também às empresas que integram o nosso grupo. Nesses mais de 40 anos de atividades, muitos profissionais passaram por nós, contribuindo com dedicação e empenho em prol da empresa”, afirmou Gilmar Paniz.

No segmento Comércio, o troféu foi entregue ao diretor da Vivelle Móveis e Decorações, Ércio Becker. Desde 1999, a empresa é referência no segmento de móveis planejados em Caxias do Sul. “Nos comprometemos, de coração, a fazer a diferença. Receber essa distinção ao lado de grandes empresas como G.Paniz e UCS nos faz sentir grandes. A Vivelle é uma empresa pequena, mas somos muito grandes para realizar sonhos”, disse Ércio Becker.

No segmento de Serviços, o troféu foi entregue ao reitor da UCS, Evaldo Kuiava, que dividiu o troféu com os 1.200 colaboradores da universidade, entre professores e funcionários. Fundada em 1967, a UCS já formou mais de 100 mil pessoas, ocupando a sexta posição entre as melhores instituições privadas e comunitárias do Brasil.

Na categoria Menção Honrosa, o troféu foi entregue a diretora-presidente do Instituto Elisabetha Randon, Maurien Randon Barbosa, que agradeceu à distinção. Ela dedicou o Troféu Ítalo Victor Bersani à memória de seu pai, Raul Randon, falecido há quatros meses e que foi o grande mentor da instituição que hoje é responsável pela gestão de programas, projetos e tecnologias sociais. O foco de atuação do Instituto Elisabetha Randon é o desenvolvimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e a educação em segurança no trânsito.

Como parte da solenidade, a presidência da CIC homenageou o funcionário Moacir Borges, que em 2018 completa cinco anos na entidade. Borges agradeceu à entidade pelo reconhecimento.

Também participaram da cerimônia o secretário estadual do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Evandro Fontana, o chefe de Gabinete da Prefeitura de Caxias do Sul, Júlio Cesar Freitas da Rosa, o representante da Câmara de Vereadores, Edson da Rosa, ex-presidentes da CIC, o presidente do Conselho Deliberativo da CIC, José Quadros dos Santos, o presidente do Conselho Superior da CIC, Dagoberto Lima Godoy, além de conselheiros, diretores e funcionários da entidade.

Sobre o Troféu Ítalo Victor Bersani
O nome do troféu é uma homenagem a Ítalo Victor Bersani, fundador e primeiro presidente da então Associação dos Comerciantes de Caxias do Sul, fundada em 8 de julho de 1901, entidade que deu origem à Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul. A homenagem é conferida anualmente, obedecendo à indicação de associados e Sindicatos Patronais filiados à CIC. O Troféu Ítalo Victor Bersani foi criado pela artista plástica caxiense Dilva Conte.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)