Notícias

Painel na CIC esclarece dúvidas sobre MTR eletrônico de movimentação de resíduos

Desenvolvimento Sustentável

Publicado em 08/06/2018

Necessário para o transporte de resíduos perigosos, o MTR (Manifesto de Transporte de Resíduos) será tema de um painel que será promovido pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), por meio de sua Diretoria de Desenvolvimento Sustentável, em parceria com o Conselho de Meio Ambiente (Codema) da Federação das Indústrias do Estado Rio Grande do Sul (Fiergs), neste mês dedicado ao meio ambiente. O MTR Online será apresentado e debatido no dia 18, segunda-feira, das 15h às 18h, no auditório da CIC.

O diretor de Desenvolvimento Sustentável da CIC Guilherme Guila Sebben explica que toda empresa que gera resíduo tem a obrigação de dar destino final a ele. Uma das etapas desta operação consiste no preenchimento do MTR, que no Rio Grande do Sul ainda é feito manualmente em formulário impresso. No final de 2017, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) aprovou a obrigatoriedade de utilização do sistema informatizado. O documento manual não será mais aceito a partir do dia 30 deste mês e será substituído pelo MRT Online, uma plataforma hospedada no site da Fepam, que o gerador de resíduo terá de emitir de forma eletrônica a partir desta data.

Para apresentar o novo sistema, a CIC convidou o diretor Regional Sul da Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre), Odilon Amado. A Abetre é uma entidade privada que desenvolveu o sistema online para emissão do documento e o disponibilizou aos órgãos públicos. Depois da apresentação de Odilon, um painel com o analista técnico do Codema Tiago José Pereira Neto e técnicos da Fepam irá esclarecer todas as dúvidas dos participantes a respeito da plataforma. “O MTR Online é um passo importante na direção da modernização e desburocratização da máquina pública, a exemplo do que já fazem estados como Santa Catarina e Rio de Janeiro, salienta Guila Sebben.

O evento é gratuito e podem participar assessorias ambientais, técnicos de segurança do trabalho, engenheiros ambientais, profissionais da área de transportes de resíduos e demais interessados no assunto. As inscrições podem ser feitas em www.ciccaxias.org.br

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)